Um tribunal de Moscou, capital da Rússia, ordenou a prisão imediata do produtor Alexander Rodnyansky e do diretor de teatro Ivan Vyrypaev por “espalharem informações falsas” a respeito do exército russo. As audiências aconteceram no dia 27 de abril, mas vieram a público apenas nesta quarta-feira, 17. Crítico ferrenho do conflito de seu país com a Ucrânia, Rodnyansky está entre as figuras mais influentes do cinema russo contemporâneo. Ele deixou o país dias após a invasão em grande escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022, e desde então vem dando declarações públicas contra a iniciativa do governo de Vladimir Putin. O descontentamento oficial foi tanto que em outubro de 2022 o Ministério da Justiça da Rússia declarou Rodnyansky como um “agente estrangeiro”.
LEIA MAIS
Cineasta Jafar Panahi inicia greve de fome em prisão do Irã
Ryan Grantham, ator de Riverdale, é condenado à prisão perpétua por matar a própria mãe
A Trama :: Série que aborda o golpe de 2016 e a prisão de Lula chega ao streaming
Produtor envolvido em quatro filmes indicados ao Oscar, Shekvarebuli Kulinaris Ataserti Retsepti (1996), Vida Prometida (1999), Leviatã (2014) e Sem Amor (2017), Alexander Rodnyansky atualmente está no Festival de Cannes. Tanto ele quanto o diretor de teatro Ivan Vyrypaev serão colocados sob custódia assim que as autoridades russas conseguirem detê-los ou extraditá-los. O Ministério do Interior da Rússia também inseriu Vyrypaev na lista federal de procurados, de acordo com a assessoria de imprensa do tribunal que os sentenciou.
Numa entrevista concedida à revista esrtadunidense Variety em 2022, Rodnyansky disse que cortou completamente laços com a Rússia:: “Deixei tudo para trás. A empresa, a casa, tudo. Tudo o que tinha ficou lá. Acho que um retorno apenas será possível quando a guerra e Putin acabarem. A Rússia merece ser punida de diversas maneiras pelo conflito, acho merecido”.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Saga :: Venom - 13 de dezembro de 2024
- Bagagem de Risco - 13 de dezembro de 2024
- GIFF 2024 :: Confira os vencedores do 3º Festival Internacional de Cinema de Goiânia - 13 de dezembro de 2024
Deixe um comentário