Uma etapa importante à construção de uma ideia global de cinematografia brasileira é a participação dos nossos filmes em festivais e mostras internacionais. Agora, pense com a gente: vocês acham que realmente todos os produtores e/ou realizadores têm dinheiro próprio suficiente para bancar as despesas de viagens ao exterior a fim de representar o nosso país? Pensando em auxiliar justamente esse grupo, a RioFilme lançou o seu primeiro edital de apoio à participação em eventos internacionais. As inscrições está abertas desde o último dia 23 e podem ser feitas na área de editais do site da empresa pública, em https://riofilme.com.br/editais. Os interessados podem submeter seus projetos até o dia 05 de dezembro deste ano ou até que o edital atinja o máximo de 13 contemplados. Cada beneficiado receberá R$ 10 mil para ajudar a compor o pagamento das despesas de viagens internacionais.

LEIA MAIS
Cinemateca Brasileira reabre ao público com filme inédito de José Mojica Marins
Ancine :: Origem da agência e crise sob Bolsonaro são temas de novo livro
RioFilme abre inscrições para editais de fomento ao audiovisual

Há alguns critérios a serem observados. Os valores apenas podem ser aplicados em despesas de passagem e hospedagem. Evidentemente, também é preciso comprovar a seleção efetiva para um dos eventos internacionais que foram divididos em categorias para o edital: eles vão de “Especiais” (Cannes, Oscar, Berlim e Veneza), passando por “AA”, “A” e chegando até “B”. De acordo com a diretoria da RioFilme, todos os eventos listados serão considerados à solicitação de recursos pelos participantes. Outro pré-requisito é que os proponentes tenham empresa constituída há mais de dois anos no município do Rio de Janeiro. Uma iniciativa e tanto que merece os nossos aplausos.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *