A cantora Preta Gil faleceu no último domingo, 20, aos 50 anos. Preta, que também era atriz, apresentadora e empresária, estava em Nova York, nos EUA, onde estava fazendo um tratamento experimental contra um câncer no intestino. Segundo o site Metrópoles, a filha de Gilberto Gil teve piora no quadro de saúde na última quarta-feira, 16. Familiares e amigos da artista estavam em terras estadunidenses para acompanhá-la. Ela deixa um filho: Fran, que teve enquanto estava casada com Otávio Muller.
Nascida em 1974, na cidade do Rio de Janeiro, Preta Maria Gadelha Gil Moreira é mais conhecida por seu trabalho no mundo da música. No entanto, chegou a atuar como atriz. Relembre:
PRETA GIL: TRAJETÓRIA
INÍCIO DE TUDO
Preta Gil iniciou sua carreira nos anos 1990 como produtora de videoclipes, trabalhando com nomes como Ivete Sangalo, Ana Carolina e Marina Lima. Em 2002, motivada por uma inquietação pessoal, decidiu investir na música. Fez um show-teste no Rio de Janeiro e, com boa recepção, gravou uma demo que lhe garantiu contrato com a Warner.
VIDA DE CANTORA
Preta Gil lançou seu primeiro álbum, Prêt-à Porter, em 2003, marcado por uma capa polêmica na qual posou nua, com fotos de Vania Toledo. A repercussão ofuscou a música, gerando mais interesse pela imagem do que pelo conteúdo artístico. Em 2005, lançou seu segundo disco, Preta. Nessa época, chegou a apresentar o programa Caixa Preta, na Band.

Em 2009, lançou a a turnê Noite Preta, que resultou em seu primeiro álbum ao vivo, com participações de Ana Carolina e Gilberto Gil. Foi apresentadora do talk show Vai e Vem no GNT e ganhou destaque no Carnaval carioca com o Bloco da Preta, fundado em 2010. Em 2012, lançou o disco Sou como Sou, e, em 2013, celebrou dez anos de carreira com um show especial que reuniu nomes como Ivete Sangalo, Lulu Santos e Anitta.
Seu último álbum, Todas as Cores, saiu em 2017, com participações de Gal Costa, Pabllo Vittar e Marília Mendonça. Entre os maiores hits de sua carreira estão: “Sinais de Fogo“, “Ver o Mar” e “Meu Xodó“. Em 2024, lançou a autobiografia “Preta Gil: os primeiros 50“, em que falou abertamente sobre o diagnóstico de câncer e o fim de seu casamento.
TV E CINEMA
Preta Gil debutou como atriz em O Homem do Ano, de 2003. A obra, estrelada por Murilo Benício, foi premiada em diversos festivais, como Chicago e Havana. No mesmo ano do lançamento do filme, Gil integrou a novela Agora É Que São Elas, da Rede Globo, no papel de Vanusa, se tornando, de vez, um roto conhecido do público brasileiro.
Em 2006, estreou nos palcos com a peça Um Homem Chamado Lee. Já entre 2007 e 2008, estrelou Caminhos do Coração, novela da Rede Record. Mesmo não se tornando assídua do mundo audiovisual, participou de outros diversos projetos, como Billi Pig (2012), Vai que Cola (2015) e Crô em Família (2018).
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO DE CINEMA NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Um Tipo de Loucura - 21 de julho de 2025
- Heart Eyes - 21 de julho de 2025
- Vale das Sombras - 21 de julho de 2025
Deixe um comentário