O cineasta Paul Schrader tem sido uma fonte contínua de polêmicas ao quebrar o protocolo da boa vizinhança hollywoodiana. Se boa parte dos integrantes do mundo artístico evita criticar publicamente os trabalhos dos colegas, se restringindo a colocações muitas vezes evasivas e/ou burocráticas, definitivamente esse não é o caso de Schrader. E o último alvo do cineasta foi Cry Macho: O Caminho para Redenção (2021). “Posso até apreciar a inclinação de dar uma chance a Clint Eastwood, mas um importante diretor norte-americano não fazia m filme tão ruim quanto Cry Macho desde que Howard Hawks fez O Esporte Favorito dos Homens (1964), escreveu ele sua página no Facebook. E continuou: “Falha em todas as áreas: roteiro, iluminação, locações, cenários, adereços, figurino e casting. Quando, no início, Eastwood faz uma cena sob o carro da bota batendo no chão, pensei: ‘Ótimo, ele vai trabalhar sobre as estilizações dos faroestes machistas’ – mas essa foi a última composição interessante do filme”.

LEIA MAIS
Cineasta Paul Schrader chama cultura do cancelamento de “contagiosa”
Paul Schrader diz que dirigirá western com pitadas de Terrence Malick e David Lynch
Paul Schrader considera Bradley Cooper o Melhor Diretor de 2018

O crítico Paul Schrader seguiu destilando todo o seu ranço pelo mais novo filme do colega: “Claro, Clint oferece algumas passagens repletas de clichês sobre a futilidade do machismo, mas elas só têm valor porque um encolhido Dirty Harry está dando voz a elas. Essas percepções de caráter tinham valor trinta anos atrás. Foi como ouvir um criminoso se desculpar com a família de suas vítimas na esperança de que o juiz lhe dê uma sentença menor”. Schrader está às voltas com o lançamento de The Card Counter, filme sobre um veterano de guerra que se torna um jogador inveterado. Nem precisamos dizer que estamos ansiosos para ver, né?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *