20250528 o agente secreto papo de cinema 800

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira, 15, que o longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, será o representante oficial do Brasil na corrida por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. Agora, o filme – que já foi visto pelo Papo de Cinema. Para ler a crítica clique aquipassará pelas inúmeras etapas do processo exigido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para chegar à cobiçada festa. Ter um circuito mínimo de exibição no Brasil e nos EUA são alguns dos requisitos.

A decisão foi tomada após reunião da Comissão de Seleção – composta por Ailton Franco Junior, produtor (RJ), Cecilia Amado, diretora (BA), Cibele Amaral, diretora (DF), Eva Pereira, diretora (TO), Felipe Lopes, distribuidor (RJ), Hsu Chien, diretor (RJ), Jeferson De, diretor (RJ), Lázaro Ramos, diretor e ator (BA), Maíra Oliveira, roteirista (RS), Marcelo Serrado, ator (RJ), Rodrigo Teixeira, produtor (SP), Sara Silveira, produtora (SP) e presidente da comissão, Simone Zuccolotto, jornalista (RJ), Solange Moraes, produtora (BA) e Tatiana Issa, produtora (SP) – que avaliou os 16 filmes previamente inscritos. 

Os Enforcados, de Fernando Coimbra, O Último Azul, de Gabriel Mascaro, e Manas, de Marianna Brennand, foram alguns dos desbancados. Este último, vale destacar, esteve no centro de uma pequena controvérsia nos últimos dias. Saiba mais ao final da matéria. 

O Agente Secreto
O Agente Secreto

A escolha de O Agente Secreto marca um momento simbólico para o cinema nacional, que no ano passado conquistou seu maior feito histórico: a vitória de Ainda Estou Aqui na mesma categoria, coroando uma trajetória de décadas de tentativas. O Agente Secreto assume a missão de manter o Brasil no radar da Academia de Hollywood e de repetir o êxito alcançado em 2025.

O AGENTE SECRETO

UM CANDIDATO DE PESO

A candidatura brasileira não chega sem credenciais. O Agente Secreto teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde se tornou um dos destaques da mostra. No encerramento, em maio, o longa conquistou quatro prêmios importantes: o troféu FIPRESCI (da Crítica Internacional), o Troféu AFCAE (Associação Francesa de Cinema de Arte e Ensaio), além de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura. O desempenho na Croisette consolidou a produção como uma das mais comentadas da temporada, alimentando expectativas quanto à recepção internacional.

O Agente Secreto
O Agente Secreto

O filme se junta a uma filmografia marcada pela experimentação e pela crítica social de seu diretor, autor de títulos como Aquarius (2016) e Bacurau (2019), ambos destacados em Cannes. Para Wagner Moura, intérprete consagrado no Brasil e no exterior, o reconhecimento em Cannes pode, inclusive, lhe render uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. A jornada é complexa, mas não impossível

PRÓXIMO PASSO RUMO AO OSCAR

Com a escolha oficial, O Agente Secreto agora entra na corrida internacional, disputando espaço com representantes de dezenas de outros países. A Academia de Hollywood anunciará a lista dos filmes elegíveis ainda este ano, com o anúncio do shortlist previsto para dezembro. Já os indicados definitivos ao Oscar 2026 serão conhecidos em janeiro, e a cerimônia acontece em 15 de março de 2026, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

O AGENTE SECRETO VS. MANAS

A polêmica recente deu conta de que Manas teria ampliado sua força na campanha graças ao apoio estratégico de empresários e aliados do setor cinematográfico. Mais de 70 empresários de diversos ramos assinaram uma carta em apoio à candidatura do longa. O texto foi distribuído pela assessoria de imprensa da distribuidora Vibra Energia (antiga BR Distribuidora). 

Além disso, nomes de peso do cinema internacional se envolveram na divulgação do filme. Sean Penn, que assumiu a produção-executiva de Manas, promoveu uma sessão especial do longa em Hollywood, com a presença de Julia Roberts. No Brasil, elogios de Fernanda Torres ao filme chegaram a gerar repercussão suficiente para que a atriz fizesse pedidos públicos de desculpas, após acusações de fazer campanha. O programa Fantástico, da Rede Globo, também deu espaço privilegiado ao filme no último domingo, 14.

Toda essa movimentação nos bastidores acabou provocando debates sobre a influência dessas articulações na escolha final do representante do Brasil para o Oscar 2026.

20250422 banner do youtube canal de ingles moderno azul e vermelho 300 x 250 px 750 x 130

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *