1 jul

Morre o diretor e ator Carl Reiner, aos 98 anos

Uma lenda da comédia norte-americana se foi. O diretor, ator, roteirista e produtor Carl Reiner faleceu nesta segunda à noite, de causas naturais, com o óbito apenas sendo revelado ao público ontem. Seu filho, o também diretor Rob Reiner, se manifestou através do Twitter.

 

Vencedor de nove estatuetas do Emmy, cinco delas pelo programa The Dick Van Dyke Show (1961 – 1966), Carl Reiner fez história na TV mas também se destacou no cinema. Como diretor, comandou Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (1977), O Panaca (1979), Cliente Morto Não Paga (1982), Um Espírito Baixou em Mim (1984) e Curso de Férias (1987), comédias que fizeram sucesso nas telonas e, no Brasil, também na Sessão da Tarde. Como ator, integrou o estelar elenco da saga Onze Homens e Um Segredo, ao longo de três filmes.

Seu último trabalho foi como dublador em Toy Story 4 (2019) e na série Forky Asks a Question (2019), onde dava voz ao personagem Carl Reineroceros, clara homenagem ao próprio ator. A dublagem, por sinal, era uma de suas paixões, tendo participado das séries King of the Hill (1997 – 2010), Family Guy (1999 – dias atuais), American Dad (2005 – dias atuais) e Bob’s Burgers (2011 – dias atuais).

Descanse em paz, Carl. O mundo será menos engraçado sem você.

Francisco Russo

Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *