A atriz grega Irene Papas faleceu na última quarta-feira, 14. Aos 96 anos, era considerada uma das mais populares artistas de seu país. O anúncio da morte foi revelado por meio de uma nota oficial publicada pelo Ministério da Cultura da Grécia. A causa da morte não foi informada. Segundo a mídia grega, ela sofria com o mal de alzheimer desde 2013. Com mais de seis décadas de vida dedicadas à interpretação, Irene participou de mais de 80 produções.
LEIA MAIS
Jean-Luc Godard, ícone da Nouvelle Vague francesa, morre aos 91 anos
Charlbi Dean, atriz de filme vencedor da Palma de Ouro, morre aos 32 anos
Cineasta Alain Tanner, ícone da Nouvelle Vague Suíça, morre aos 92 anos
Nascida em Chiliomodi, em 1926, Papas começou sua trajetória no teatro. No final dos anos 1940, debutou como atriz de cinema com o drama Hamenoi Angeloi (1948). Mesmo estrelando diversos projetos nos anos 1950, sua fama cresceu, de fato, na década seguinte.
Em 1961, Irene estrelou o filme indicado ao Oscar Os Canhões de Navarone, de J.Lee Thompson, e o destaque do Festival de Berlim, Antigona, de Yorgos Tzavellas. Ambos a tornaram conhecida internacionalmente. Na mesma década, ainda integraria o elenco de sucessos como Electra, a Vingadora (1962), e Zorba, o Grego (1964), ambos dirigidos por Michael Cacoyannis.
Sua carreira também tem como destaque o reconhecimento do National Board of Review, conceituado prêmio norte-americano, que a apontou como a Melhor Atriz do ano em 1972, por seu desempenho em As Troianas (1971), no qual apareceu ao lado de Katharine Hepburn, Vanessa Redgrave e Genevieve Bujold. A última aparição da artista aconteceu em 2004 com Ecuba: Il Film, drama italiano codirigido por ela mesma ao lado de Giuliana Berlinguer.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Última Sessão - 13 de dezembro de 2024
- Privadas de Suas Vidas :: Terror nacional começa a ser gravado em São Paulo - 13 de dezembro de 2024
- Critics Choice Awards 2025 :: Ainda Estou Aqui é indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira - 12 de dezembro de 2024
Deixe um comentário