O ator vencedor do Oscar Louis Gossett Jr. faleceu na última sexta-feira, 29, em Santa Mônica, Califórnia, nos EUA. A morte do artista, que tinha 87 anos, foi confirmada por seu sobrinho à agência Associated Press. A causa não foi revelada. Com atuações regulares na tela grande desde o início dos anos 1960, Gossett Jr. dedicou mais de seis décadas de sua vida ao cinema, tendo sido premiado também na TV. A seguir, relembre a trajetória do premiado astro.

LEIA MAIS
Chance Perdomo, ator indicado ao BAFTA, morre aos 27 anos
M. Emmet Walsh, ator de Blade Runner, morre aos 88 anos
David Seidler, roteirista vencedor do Oscar, morre aos 86 anos

Nascido em 1936, na cidade de Nova York, nos EUA, Louis Cameron Gossett, Jr. começou a atuar na adolescência, após uma lesão tê-lo tirado de competições esportivas no colegial. Depois de se formar na Abraham Lincoln High School em 1954, ingressou na Broadway, onde passou a construir sua carreira artística. Estreou como ator de TV participando de dois episódios da série The Big Story, entre 1957 e 1958. No cinema, debutou com O Sol Tornará a Brilhar (1961), ao lado de Sidney Poitier. Após diversas produções televisivas e cinematográficas, Louis se destacou no final dos anos 1970, quando foi indicado a três Emmys, tendo vencido um por sua perfomance na minissérie Raízes (1977).

Foto: Sam Falk

Entretanto, a fama mundial chegou a partir de 1982, quando estrelou A Força do Destino. No drama/romance, interpretou o exigente Sargento Emil Foley, responsável por construir personalidade militar no recruta Zack Mayo, personagem de Richard Gere. Pela obra, Gossett, Jr. venceu o Globo de Ouro e o Oscar, se tornando o primeiro negro a receber a estatueta da Academia na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Em seu livro de memórias “An Actor and a Gentleman“, lançado em 2010, Louis afirma que tal conquista lhe garantiu “prestígio e recompensa pessoal até a velhice, além da capacidade de escolher bons papéis”.

Richard Gere e Louis Gossett Jr. em A Força do Destino (1982). Foto: Paramount/Coleção Everett

Nos anos seguintes, Gossett, Jr. enfileirou projetos que marcaram seu auge. Entre os títulos, estão a minissérie Sadat: O Guerrilheiro da Paz (1983) e os filmes Tubarão 3 (1983), Inimigo Meu (1985) e Águia de Aço (1986). No início dos anos 1990, com o telefilme A Vida de Josephine Baker (1991), ganhou seu segundo Globo de Ouro. Mesmo longe da fama dos anos 1980, Louis seguiu atuando até seus últimos dias. Para os mais jovens, é conhecido por dar vida a Will Reeves, na minissérie Watchmen (2019), e encarnar Ol’ Mister, de A Cor Púrpura (2023). Sua derradeira contribuição se deu na série Kingdom Business, em 2023.

Foto: Reuters/Mario Anzuoni

Fundador da Eracism Foundation, entidade que tem a missão de construir uma sociedade livre de racismo, o ator relatou, também em suas memórias, diversos episódios de preconceito que sofreu pela cor de sua pele em Hollywood. Gossett, Jr. deixa dois filhos: Satie Gossett e Sharron Gossett.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *