Lobo Fest: Festival Internacional de Filmes começa em 26 de janeiro

Entre os dias 26 de janeiro e 7 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (CCBB-SP) apresenta o Lobo Fest: Festival Internacional de Filmes. O evento, que faz parte do cenário audiovisual de Brasília há mais de uma década, chega pela primeira vez à capital paulista com uma seleção de 53 curtas-metragens de 27 países. A programação, sob os cuidados de Ulisses de Freitas, foi elaborada a partir de cerca de 3 mil filmes recebidos.
“Sempre tentamos equilibrar a seleção de maneira que seja apresentado um painel diverso tanto do ponto de vista temático quanto geográfico”, explica o curador. “Há filmes dos cinco continentes. Alguns países, como Irã, por exemplo, têm mais de um filme, bem como a França, o Uruguai, Israel e a Turquia. A República Tcheca, por tradição, tem grande espaço nas animações. Mas incluímos filmes de cinematografias novas ou bem menos conhecidas como Nigéria, Sri Lanka, Uzbequistão, Equador. O Brasil ganha mostras específicas”.

Yuwol: O Menino que Fez o Mundo Dançar

Ulisses de Freiras aponta os destaques da programação: “Uma boa parte dos filmes foi premiado em grandes festivais internacionais, a exemplo do ganhador do prêmio de melhor curta em Cannes 2017, Todas Estas Criaturas (Austrália) ou Mais Longe (EUA), vencedor do prêmio do júri infantil no seminal Festival de Curtas de Oberhausen (Alemanha). O Coral do Trenó, da Noruega, figurou na lista do Oscar do ano passado. Os dois iranianos (Retoque e Ahoo) foram muito premiados lá fora e ganharam o prêmio de melhor filme do Lobo Fest em edições diferentes. Ambos são surpreendentes e tratam de forma contundente da situação das mulheres naquele país. Entre os brasileiros, todos foram muito premiados e refletem muito bem a atual situação do nosso país. Destaco Banca Paraíso, um inventivo documentário que espelha muito bem a situação política atual vista sob a ótica de um jornaleiro”.
Simbolizado pelo lobo-guará, o Lobo Fest também oferece oficinas e debates relacionados ao curta-metragem e à produção audiovisual. Assim, chama atenção a formas inovadoras e ousadas de criação, que têm surgido pelos cinco continentes. No dia 4 de fevereiro, o editor do Papo de Cinema, Bruno Carmelo, participa de uma conversa com os espectadores a respeito da relação entre a crítica de cinema e o curta-metragem.
Você encontra a programação completa, com datas e horários, no site do CCBB-SP.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

This website uses cookies.