Chegou a hora de destacarmos uma novidade do Festival Varilux de Cinema Francês 2022. Neste ano, o tradicional evento destinado à produção francófona também contará com a apresentação de séries. Na programação, serão exibidos os dois primeiros episódios de cada uma delas em São Paulo (20 a 22 de junho) e no Rio de Janeiro (22 a 24 de junho), com entrada gratuita. Além da seleção de sete produções televisivas contemporâneas, o evento contará com masterclasses de profissionais da área. Vale lembrar que os encontros não são exclusivos para profissionais, e sim abertos para o público em geral.

LEIA MAIS
Festival Varilux 2022 :: Evento confirma vinda do ator Gilles Lellouche e de cinco cineastas
Festival Varilux 2022 :: Teaser oficial revela filmes da 13ª edição. Confira!

Segundo divulgado, os sete títulos escolhidos mostram um painel amplo e diverso, transitando entre o drama, o suspense e a fantasia. Responsáveis por esses seriados marcarão presença no festival, como Jean-Philippe Amar (Cineasta), Antoine Lacomblez (Roteirista), Alexandre Piel (Produtor), Soizic Gelbard (Produtora) e Isabella Barsumian (Distribuidora). Confira a relação de programas selecionados abaixo:

As Sentinelasde Jean-Philippe Amar
Sinopse: Na região de Mopti, no Mali, a seção da tenente Anaïs Collet, destacada como parte da Operação Barkhane, dedica-se a rastrear terroristas. Mas uma emboscada com consequências dramáticas revive as tensões entre os militares e a população maliana, que aceita cada vez menos a presença francesa.

Cheyenne & Lola, de Eshref Reybrouck
Sinopse: Cheyenne e Lola é o encontro de duas jovens opostas que se encontram, apesar de si mesmas, presas em uma engrenagem infernal. Para sobreviver e partir para a conquista de um ambiente que lhes é muito hostil, elas não têm escolha a não ser unir forças e, pouco a pouco, tornarem-se amigas.

A Corda, de Dominique Rocher
Sinopse: Um pequeno grupo de cientistas isolado em uma base na Noruega descobre uma corda misteriosa e aparentemente interminável que corre ao longo de seu observatório e na floresta próxima. Alguns decidem segui-la. A expedição inocente se transforma lentamente em uma busca para desvendar esse mistério. Adaptado do romance alemão homônimo de Stefan aus dem Siepen.

O Que Pauline Não Diz, de Rodolphe Tissot
Sinopse: Pauline presencia a morte de seu ex-marido e por um concurso de circunstancias, se torna a principal suspeita do crime. E cada vez que tenta se justificar, se afunda um pouco mais, até perder a confiança da sua própria família.

Ópera, de Cécile Ducrocq e Benjamin Adam
Sinopse: Na Ópera de Paris, Zoé, uma bailarina estrela de 35 anos com uma carreira deslumbrante, vive hoje em excesso: festas demais, amantes, ansiedade… mas ela vai lutar contra a instituição, seus pares e principalmente contra ela mesma para ter uma segunda chance.

Síndrome E, de Mathieu Missoffe
Sinopse: Síndrome E é o termo para o comportamento assassino de certos indivíduos. Os policiais parisienses Franck Sharko e Lucie Hennebelle investigam o mundo arrepiante da manipulação mental e da neurociência quando cinco cadáveres são encontrados horrivelmente mutilados. Baseado no livro epônimo de Franck Thilliez.

Jogos de Poder, de Jean-Xavier de Lestrade e Antoine Lacomblez
Sinopse: Um agricultor com leucemia, um parlamentar idealista, um acusado multinacional, um lobista disposto a tudo para defender os interesses de seu cliente e um jornalista comprometido: eis os principais elementos desse jogo de poder. Um thriller emocionante inspirado em fatos reais sobre a atividade dos lobbies e da indústria fitossanitária.

SERVIÇO

Projeções das séries

  • São Paulo – 20 a 22/06: Teatro da Alliance Française
    Rua Gen. Jardim, 182 – 3º e 4º Andares – Vila Buarque
  • Rio de Janeiro – 22 a 24/06: Estação Net Rio
    R. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo 

Masterlclasses com Antoine Lacomblez e Jean-Philippe

  • São Paulo: Quarta-feira 22/06 às 17h
    Teatro da Alliance Française – Rua Gen. Jardim, 182 – 3º e 4º Andares – Vila Buarque
  • Rio de Janeiro: Sexta-feira 24/06 às 18h
    R. Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo

Programado para ocorrer entre 21 de junho e 06 de julho, exclusivamente nos cinemas de todo o país, o Varilux apresentará também 17 longas-metragens inéditos e recentes, além de um clássico da cinematografia francesa – Papai Noel é um Picareta (1982) – e uma produção em homenagem aos 400 anos do dramaturgo Molière – As Aventuras de Molière (2007).

Não esqueçam que, pra variar, em 2022, o Papo de Cinema estará de olho em tudo o que vai acontecer nessa festa. Bora conferir essa maratona de cinema francês? Fique ligado!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *