E vai ter filme brasileiro concorrendo à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024. O evento que acontece na França entre os dias 14 e 25 de maio terá entre os concorrentes ao seu prêmio principal Motel Destino (2024), thriller erótico de Karim Aïnouz filmado inteiramente no estado do Ceará. A história é centrada no amor entre um jovem periférico em choque com o sistema que deseja o aniquilar e uma mulher resistente aos grilhões do patriarcado que atentam contra a sua vida. Iago Xavier e Nataly Rocha vivem esses personagens, enquanto Fábio Assunção interpreta um coadjuvante fundamental à trama: o ex-policial que atualmente administra um motel de beira de estrada. A ideia para a produção, que terá sua première numa das vitrines mais importantes do mundo do cinema, nasceu da parceria do cineasta com o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes, escola de formação em artes da Secretaria de Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, com sede em Fortaleza. Trata-se do segundo ano consecutivo em que Karim Aïnouz tem um filme concorrendo à Palma de Ouro em Cannes – no ano passado, ele entrou na disputa com o ainda inédito comercialmente por aqui Firebrand (2023).

Karim dirigindo “Motel Destino”. Foto/divulgação

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Hoje meu coração está em festa. Retornar ao festival com um filme que marca a minha volta ao Brasil, depois de tanto tempo longe e de quatro anos de um governo fascista, é uma comemoração dupla, uma volta dobrada para casa. Motel Destino é um filme insaciável, sedento e sensual. Nesse retorno, me dei o prazer de explorar novas possibilidades estéticas e dramatúrgicas. Sob o sol implacável do Ceará, ousei sonhar um filme novo, com muito suor, tesão, alegria e a vitalidade própria de quem tem fome de existir (…) Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. Motel Destino é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, disse Aïnouz num comunicado enviado à imprensa. Sem mais delongas, confira os filmes selecionados para o Festival de Cannes 2024.

COMPETIÇÃO PRINCIPAL – PALMA DE OURO
All We Imagine as Light, de Payal Kapadia
Anora, de Sean Baker
Bird, de Andrea Arnold
Diamant Brut, de Agathe Riedinger
Emilia Perez, de Jacques Audiard
Feng Liu Yi Dai, de Jia Zhangke
Grand Tour, de Miguel Gomes
Kinds of Kindness, de Yorgos Lanthimos
L’Amour ouf, de Gilles Lellouche
Limonov, The Ballad, de Kirill Serebrennikov
Marcello Mio, de Christophe Honoré
Megalopolis, de Francis Ford Coppola
Motel Destino, de Karim Aïnouz
Oh, Canada, de Paul Schrader
Parthenope, de Paolo Sorrentino
Pigen med nålen, de Magnus von Horn
The Apprentice, de Ali Abbasi
The Shrouds, de David Cronenberg
The Substance, de Coralie Fargeat

MOSTRA UM CERTO OLHAR
Armand, de Halfdan Ullmann Tøndel
Boku no Ohisama, de Hiroshi Okuyama
Gou Zhen, de Guan Hu
L’Histoire de Souleymane, de Boris Lojkine
Le Procès du chien, de Lætitia Dosch
Le Royaume, de Julien Colonna
Les Damnés, de Roberto Minervini
Norah, de Tawfik Alzaidi
On Becoming a Guinea Fowl, de Rungano Nyoni
Santosh, de Sandhya Suri
September Says, de Ariane Labed
The Shameless, de Konstantin Bojanov
The Village Next To Paradise, de Mo Harawe
Viêt and Nam, de Minh Quý Trương
Vingt Dieux!, de Louise Courvoisier

Cena de “Motel Destino”

CANNES PREMIÈRE
C’est pas moi, de Leos Carax
En fanfare, de Emmanuel Courcol
Everybody Loves Touda, de Nabil Ayouch
Le Roman de Jim, de Arnaud Larrieu e Jean-Marie Larrieu
Miséricorde, de Alain Guiraudie
Rendez-vous avec Pol Pot, de Rithy Panh

EXIBIÇÕES ESPECIAIS – FORA DE COMPETIÇÃO
Furiosa: Uma Saga Mad Max, de George Miller
Horizon: An American Saga, de Kevin Costner
Le Deuxième Acte, de Quentin Dupieux (filme de abertura)
Rumors, de Evan Johnson, Galen Johnson e Guy Maddin
She’s Got No Name, de Peter Ho-Sun Chan
Apprendre, de Claire Simon
Ernest Cole, Photographe, de Raoul Peck
L’Invasion, de Sergei Loznitsa
La Belle de Gaza, de Yolande Zauberman
Le Fil, de Daniel Auteuil

SESSÕES DA MEIA-NOITE
I, The Executioner, de Ryoo Seung-wan
Les Femmes au balcon, de Noémie Merlant
The Surfer, de Lorcan Finnegan
Twilight of the Warriors: Walled In, de Soi Cheang

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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