O 75º Festival de Cinema de Cannes, um dos mais tradicionais e valorizados do chamado circuito de cinema de arte, anunciou neste sábado, 28, que Triangle of Sadness (2022) foi o vencedor da cobiçada Palma de Ouro. Assim, seu diretor, Ruben Östlund, entrou para o seletíssimo grupo de realizadores que têm duas Palmas – ele venceu anteriormente por The Square: A Arte da Discórdia (2017). O júri presidido por Vincent Lindon deu a distinção mais cobiçada para uma comédia, algo não tão frequente nos eventos de cinema. Triangle of Sadness é uma sátira sobre o estilo de vida dos super endinheirados. Nele, um casal de celebridades da moda é convidado para um cruzeiro exclusivo a pessoas podres de ricas e esse cenário oferece os tipos e as situações para uma visão ácida sobre status e imagem pública. Desta vez não tínhamos concorrentes brasileiros, mas nosso país fez bonito com a exibição da cópia em 4K de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963), filme que teve seu debute internacional nos anos 1960 justamente no evento francês. Confira abaixo a lista com os principais vencedores do Festival de Cannes 2022.

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LONGAS-METRAGENS

PALMA DE OURO – MELHOR FILME
Triangle of Sadness

GRANDE PRÊMIO
Close e Stars at Noon

PRÊMIO DO JÚRI
EO e The Eight Mountains

MELHOR ATRIZ
Zar Amir Ebrahimi, por Holy Spider

MELHOR ATOR
Song Kang-Ho, por Broker

MELHOR DIREÇÃO
Park Chan-wook, por Decision to Leave

MELHOR ROTEIRO
Boy From Heaven

PALMA HONORÁRIA – ANIVERSÁRIO DE 75 ANOS
Tori et Lokita

 

CURTAS-METRAGENS

PALMA DE OURO
The Water Murmurs

MENÇÃO ESPECIAL
Lori

 

MOSTRA UM CERTO OLHAR

GRANDE PRÊMIO
The Worst Ones

PRÊMIO DO JÚRI
Joyland

MELHOR DIREÇÃO
Alexandru Belc, por Metronom

MELHOR ATUAÇÃO
Vicky Krieps, por Corsage e Adam Bessa, por Harka

MELHOR ROTEIRO
Mediterranean Fever

 

CAMÉRA D’OR

PRÊMIO PRINCIPAL
War Pony

MENÇÃO ESPECIAL
Plan 75

Ruben Östlund feliz da vida. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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