Há sempre uma expectativa enorme para saber a composição do júri do Festival de Cannes. E isso é fácil de compreender, afinal de contas o perfil dos escolhidos é determinante para o resultado deste que é um dos eventos mais importantes do cinema mundial. E a edição 2022, que acontecerá entre 17 e 28 de maio, terá como presidente do júri o ator Vincent Lindon. Aliás, será a primeira vez que um francês preside o júri responsável por conceder a Palma de Ouro desde 2009, quando Isabelle Huppert assumiu esse prestigiado posto. Estarão com Lindon no júri a diretora e atriz norte-americana Rebecca Hall, o diretor norte-americano Jeff Nichols, o diretor norueguês Joachim Trier, o diretor iraniano Asghar Farhadi, a atriz sueca Noomi Rapace, o diretor francês Ladj Ly, a atriz indiana Deepika Padukone e a atriz e diretora italiana Jasmine Trinca. Ao todo, fora o presidente, o time é formado por quatro homens e quatro mulheres. Vamos combinar: é um grupo de respeito, não é mesmo?

LEIA MAIS
Festival de Cannes 2022 :: Revelados os filmes da Quinzena dos Realizadores
Festival de Cannes 2022 :: Confira os filmes selecionados à 75ª edição do evento
Elvis :: Cinebiografia dirigida por Baz Luhrmann terá première no Festival de Cannes

Num comunicado divulgado pelo Festival de Cannes, o presidente do júri da edição 2022 se manifestou sobre a responsabilidade: “É uma grande honra e motivo de orgulho receber essa confiança em meio ao tumulto dos acontecimentos que estamos vivendo no mundo, a esplêndida e pesada tarefa de presidir Júri do 75º Festival Internacional de Cinema de Cannes. Nos esforçaremos para cuidar da melhor forma possível dos filmes do futuro, deles que carregam a mesma esperança secreta de coragem, lealdade e liberdade, com a missão de comover o maior número de mulheres e homens falando a eles de suas feridas e alegrias comuns. A cultura ajuda a alma humana a crescer e a ter esperança no amanhã”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *