Restando poucos dias para seu início, o Festival de Berlim se prepara para uma ameaça bem maior que a próxima comédia estrelada por Adam Sandler: o surto de coronavírus, que já matou cerca de 1300 pessoas e infectou mais de 60 mil, até o encerramento desta matéria. Em um evento de grande porte como a Berlinale, onde haverá grandes aglomerações nas salas de cinema espalhadas pela cidade, é até mesmo normal que haja certas precauções.

Em comunicado oficial divulgado em seu site oficial, o Festival de Berlim informou que todos os funcionários que trabalharão no evento têm passado por um treinamento especial sobre como agir em caso de suspeita de infecção por coronavírus. Além disto, já há contatos com o Berlin Institute for Virology para que, se necessário, seja feito isolamento sanitário. A organização ressaltou também que reforçará a presença de desinfetantes e higiene para as mãos, disponíveis a todos que acompanharem o festival.

O maior impacto esperado é uma diminuição sensível de representantes chineses no evento, seja em relação a possíveis distribuidores ou mesmo jornalistas. Segundo o Deadline, já houve 59 pedidos de cancelamento de credenciais em Berlim, seja por não conseguir autorização para deixar a China ou mesmo por temor em relação ao vírus. Com isso, é bem provável que haja uma queda no volume de negócios no sempre intenso mercado de filmes, devido ao tamanho do circuito exibidor chinês.

De acordo com a organização da Berlinale, até o momento não houve qualquer cancelamento relacionado aos três longas e um curta chinês, previstos na agenda do festival. Há também a expectativa pelo comparecimento do diretor Jia Zhangke, que tem prevista uma conversa com seu compatriota Huo Meng, na programação do evento. Por enquanto, resta aguardar.

O Festival de Berlim acontecerá entre os dias 20 de fevereiro e 1º de março, com a presença in loco do Papo de Cinema. Nosso incansável editor Bruno Carmelo estará na capital alemã com o laptop sempre a postos, preparando uma vasta cobertura que englobará críticas, notícias, entrevistas e, ufa!, Instagram Stories. Fique ligado ;-)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *