Rodado durante a pandemia, Engano, filme dirigido pelo francês Arnaud Desplechin com base no livro homônimo de Philip Roth, se somou ao grupo de produções cercadas de segredos exatamente por terem sido feitas em meio a protocolos restritivos e/ou a necessidade de isolamento social. O cineasta revelou que no elenco figuram nomes conhecidos, tais como Léa Seydoux, Denis Podalydès, Emmanuelle Devos e Gennadi Famin e comentou ao site Cineuropa como se deu o processo: “Durante o bloqueio da pandemia, ao trabalhar num roteiro que exigiria ampla distribuição, um cronograma complexo e muitos figurantes, um projeto realmente antigo que deixei no ar porque nunca descobri como poderia fazê-lo de repente voltou. Sua modéstia ressoou com as circunstâncias impostas. Seus personagens estavam confinados em sua solidão, assim como eu”.

LEIA MAIS
Cine Ceará 2020 :: A curiosa experiência de um festival presencial durante a pandemia
Setor audiovisual perde 39% dos postos de trabalho durante a pandemia
Songbird :: Filme de Michael Bay sobre a pandemia será lançado em streaming

“Com a ajuda de minha co-roteirista Julie Peyr , examinei aquele velho roteiro de A a Z. Conforme escrevíamos , era como se um tapete se abrisse diante de nós: nossos heróis estavam presos no escritório do escritor, da mesma forma que estávamos confinados no bloqueio e encontramos soluções para todos os problemas que enfrentávamos … ‘Engano’ ocorre numa época que agora parece idílica, antes do colapso das Torres Gêmeas e da queda do Muro de Berlim, e apresenta refugiados, principalmente mulheres do Oriente”
, arrematou Desplechin. A história dá conta de um casal. Ele é um judeu norte-americano. Ela uma cristã inglesa. Ambos são adúlteros, mas enquanto ela parece miserável diante de tal circunstância, ele entende a traição como algo inerente ao cotidiano.

O grande desafio é que as conversas entre eles não seguem um encadeamento lógico. O livro não possui uma trama específica, sendo mais um apanhado de fragmentos. Arnaud Desplechin afirmou que o longa-metragem está em pós-produção, o que atiça os apostadores de uma possível estreia no Festival de Cannes 2021. Vamos aguardar.

Arnaud Desplechin – Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *