Atenção, novos escritores! Especialmente os gaúchos, aliás. Nos dias 07 e 08 de setembro, acontecerá o minicurso Desenvolvimento de Personagens Diversas no Roteiro Audiovisual, na Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico), em Porto Alegre. Ministrada pela professora, crítica e cinema e roteirista Lorenna Montenegro, a atividade, em ambos os dias, ocorrerá das 15 às 17h30 e é, segundo divulgado, uma oportunidade para “reciclar conhecimentos”. Ademais, o projeto é particularmente voltado para roteiristas iniciantes, além de profissionais de comunicação social e publicidade que utilizem storytelling como uma ferramenta na criação de conteúdos.

LEIA MAIS
Divulgada programação oficial do FAM 2022
16ª CineBH confirma edição presencial e programação celebra a América Latina
Festival do Rio 2022 :: Confira os filmes brasileiros selecionados

Ainda conforme revelado, o minicurso busca proporcionar uma “imersão nas técnicas de construção e desenvolvimento de personagens para o audiovisual, incluindo a apresentação de conceitos da teoria da narrativa e do roteiro, aplicação do conteúdo apresentado em exercícios de escrita”. Mais além, haverá um modelo de ficha da personagem a ser trabalhada para construir o arco e compreender como formular a narrativa e estruturar o núcleo dramático da história que é vivenciada pela personagem.

Vale lembrar que inscrições podem ser feitas no link oficial até o dia 06 de setembro, com número limitado de vagas. O investimento é de R$ 130,00 (+R$ 13,00 taxa), que pode ser parcelado em até 12x de R$ 14,79. Confira o cronograma das aulas abaixo:

Dia 01 – A história é de quem a vive

  • Apresentação da ministrante;
  • Como as histórias surgem; 
  • Os gêneros narrativos;
  • Jornadas de heróis, de heroínas e a promessa da virgem;
  • Os elementos do enredo e foco narrativo;
  • Entre arquétipos, tropos e estereótipos; quais os piores estereótipos do cinema e como ressignificá-los; 

Dia 02 – Estrutura é personagem. Personagem é estrutura

  • O ideograma da personagem como método para construção do arco narrativo; tipos de arco; as tramas, subtramas e tramas paralelas;
  • O que a personagem quer e do que necessita;
  • Finais fechados e abertos;
  • Paradigmas de roteiro que privilegiam histórias character-driven (conduzidas pela personagem). O modelo da ficha da personagem;
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *