Os fãs mais conhecedores da carreira de David Lynch, para além das realizações cinematográficas, vão se lembrar que o diretor de Cidade dos Sonhos (2001) já era multiplataforma antes desse conceito se tornar praticamente obrigatório a qualquer produtor de conteúdo. No começo dos anos 2000, por exemplo, ele apostou alto no abastecimento de material em seu site oficial – numa época em que sites oficiais pareciam uma tendência permanente e incontornável –, com dicas exclusivas, vendas de produtos e boletins climáticos. Isso mesmo, Lynch gravava vídeos com duração de mais um menos um minuto em que comentava poeticamente a situação do clima em Los Angeles. Seus seguidores não saiam de casa sem conferir essa versão “homem do tempo” de David Lynch, que também era veiculada na rádio local, ao longo da programação musical e jornalística da mesma. Em tempos de confinamento por conta do novo coronavírus, Lynch resgatou a prática, fazendo a alegria dos saudosistas.

Sem qualquer indício de humor e/ou ironia, ou seja, levando a prática evidentemente a sério, David Lynch está oferecendo novamente seus boletins diários sobre o clima de Los Angeles. Alguns estão levantado teorias sobre esse conteúdo “estranho”, pensando nele como prévia de alguma série ou filme futuro. Adoraríamos corroborar nisso e, mesmo que não descartemos o revival como um teaser curioso, é provável que se trate apenas de David Lynch oferecendo um serviço de utilidade pública com seu peculiar senso de cidadania. E, vamos combinar, com o mundo convulsionado por conta da pandemia, o que pode ser mais terapêutico do que ver um dos maiores gênios vivos do cinema simplesmente reportando o que consegue ver pela janela?  Veja como está o clima hoje em Los Angeles!

LEIA MAIS
Paul Schrader diz que dirigirá western com pitadas de Terrence Malick e David Lynch
David Lynch diz que conhece o caminho para acabar com brigas políticas
David Lynch e Kyle MacLachlan falam sobre o futuro de Twin Peaks

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *