11 mar

CineOP e CineBH abrem inscrições unificadas para edições virtuais em 2021

Alerta aos diretores e produtores: já estão abertas as inscrições tanto para o 16ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, quanto para o 15ª CineBH – BH International Film Festival. O primeiro ocorre entre os dias 23 e 28 de junho, já o segundo acontece entre 28 de setembro e 3 de outubro. Os dois eventos apostam nas plataformas online, embora possam abrir espaço a ações presenciais específicas, caso o avanço da pandemia de Covid-19 o permita.

Devido à ação unificada do Cinema sem Fronteiras 2021, os produtores de conteúdo podem efetuar uma única inscrição, assinalando se desejam enviar seu filme ao CineOP, ao CineBH, ou ambos. A data limite para o processo é 16 de abril, e o regulamento completo de ambos os festivais se encontra no site do Universo Produção.

LEIA MAIS
14º Cine Esquema Novo divulga 31 filmes da Mostra Competitiva
7º Feciba: Festival de Cinema Baiano anuncia seleção completa com 50 títulos
DIGO 2021 :: Abertas as inscrições para o festival de Diversidade Sexual e de Gênero

 

 

O CineOP constitui um evento voltado à preservação, história e educação, combinando a exibição de filmes (longas, médias e curtas-metragens) com o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação. Já o CineBH investiga a cadeia produtiva do audiovisual brasileiro em relação ao cinema internacional, o que inclui o Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução.

Para que os projetos sejam analisados pelas equipes de curadoria, eles precisam cumprir com algumas regras, o que inclui a finalização a partir de 2020 e o fato de a obra brasileira não ter sido inscrita nas edições anteriores. Não há restrições de ordem temática, nem de formato, e os produtores não precisam enviar cópias físicas dos trabalhos.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *