O Papo de Cinema divulga com exclusividade um trecho de Carro Rei (2021), ficção científica estrelada por Matheus Nachtergaele que chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de junho com distribuição da Boulevard Filmes. Vencedor do Festival de Gramado 2021 (Melhor Filme, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, e também vencedor do Prêmio Especial do Júri para a memorável atuação de Matheus Nachtergaele), o filme tem como herói o jovem Uno (Luciano Pedro Jr.), aquele tem um dom extraordinário de se comunicar com carros. Diante de uma lei que proíbe a circulação de automóveis antigos, o que coloca em risco a empresa de táxi de seu pai, ele vai buscar orientação de seu melhor amigo: um carro que possui inteligência sem igual. “É uma fábula sobre a condição humana num mundo cada vez mais antinatural e tecnológico. Quando nossa realidade parece se tornar cada vez menos verossímil, talvez não seja de todo absurdo a possibilidade de se vislumbrar no fantástico uma forma potente de fabulação crítica da realidade. O estranho, bizarro ou improvável, e também o que desperta o riso, são os principais aspectos políticos do meu filme”, é assim que define o filme a sua diretora, Renata Pinheiro.

LEIA MAIS
Cinefantasy 2021 :: O brasileiro Carro Rei é o vencedor com quatro prêmios
Festival de Gramado 2021 :: Carro Rei é o vencedor com 4 Kikitos
Festival de Roterdã 2021 :: Os brasileiros Madalena e Carro Rei são selecionados

Desde que debutou no Festival de Roterdã, em 2021, Carro Rei acumula até o momento quase 20 prêmios nacionais e internacionais e tem agradado parte significativa da crítica. “Renata Pinheiro imagina o século XXI onde o corpo encontra dificuldade em gozar e, nenhum homem possui interesse amoroso ou sexual por outros homens ou mulheres – apenas os automóveis têm prazer. O carro rei também corresponde a um carro deus, um carro messias, um (falso) profeta, oferecendo soluções milagrosas aos problemas da cidade”, conforme consta na crítica do Papo de Cinema, que você pode conferir na íntegra clicando aqui. Sem mais delongas, confira em primeira mão o trecho em que corpos começam a se comportar como máquinas ao som do hino nacional brasileiro. E, logo mais abaixo, aproveite para conferir o trailer completo.

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *