20250521 denzel cannes 2025 papo de cinema 800

Como de costume, o Festival de Cannes não tem passado despercebido. Denzel Washington esteve no centro dos holofotes após um desentendimento com um fotógrafo no tapete vermelho – incidente que, no entanto, não ofuscou sua consagração, coroada com um prêmio importante. A edição também marcou o aguardado retorno de Jafar Panahi, cineasta iraniano que estava ausente há anos por motivos políticos em seu país, e surpreendeu ao abrir espaço para atores afastados dos holofotes por conta de polêmicas públicas. Para completar, o Brasil já garantiu pelo menos um troféu nesta edição. Siga o fio e fique por dentro do que está rolando no festival!

CANNES 2025: DENZEL WASHINGTON

O nome de Denzel Washington foi um dos mais comentados desta edição de Cannes – e por motivos que vão além do cinema. O ator protagonizou um bate-boca com um fotógrafo durante o tapete vermelho, momento que viralizou após leitura labial do especialista Jeremy Freeman. Ele revelou ao jornal britânico Daily Mail que Denzel parece ter sido provocado pelo fotógrafo, que lhe deu um tapinha no braço.

Ei, uma – mais uma vez, pare“, disse o ator ao homem. “Deixe-me dizer – pare, pare – nunca mais coloque as mãos em mim“, ele parece gritar para o fotógrafo, que sorria, talvez para amenizar o mal-estar. “Estou falando com você, pare, tudo bem“, continuou ele. De acordo com o especialista em leitura labial, o fotógrafo responde a Denzel dizendo: “Não é permitido“, antes de rir e acrescentar: “Sim, sim, sim“. Apesar da suposta concordância, o fotógrafo mais uma vez agarra Denzel pelo braço e se arrisca, perguntando: “Posso tirar uma foto?“.

Apesar do desconforto, o episódio não ofuscou a homenagem que recebeu: das mãos de Spike Lee, Denzel foi agraciado com uma Palma de Ouro honorária, concedida por sua contribuição duradoura ao cinema. Visivelmente emocionado, o ator expressou profunda gratidão ao ser agraciado com o troféu.

Cannes 2025: Denzel Washington. Foto: AFP
Cannes 2025: Denzel Washington. Foto: AFP

CANNES 2025: JAFAR PANAHI

Outro momento simbólico do festival foi o retorno de Jafar Panahi a Cannes após duas décadas de ausência física. O cineasta iraniano, alvo constante da repressão em seu país, foi impedido de viajar e filmar durante anos, acumulando prisões e censuras por “propaganda contra o sistema”. Em 2022, chegou a ser detido novamente por desafiar o regime, mas acabou liberado após intensa pressão internacional.

Cannes 2025: Jafar Panahi. Foto: Benoit Tessier
Cannes 2025: Jafar Panahi. Foto: Benoit Tessier

Agora, livre para circular, marcou presença pela primeira vez desde 2003 e trouxe consigo o longa It Was Just An Accident, em competição oficial – um ato de resistência que ampliou o peso político da seleção deste ano. Panahi chorou depois da estreia do filme no luxuoso Grand Lumiere Theatre, com a voz trêmula ao dedicá-lo aos cineastas proibidos no Irã, especialmente às diretoras e atores que apoiaram ativistas pelos direitos das mulheres.

CANNES 2025: CANCELADOS

Já o que chamou atenção de forma mais controversa foi o “retorno dos cancelados”. Nomes como Kevin Spacey, James Franco, Shia LaBeouf e Cuba Gooding Jr. – todos afastados da indústria por denúncias de assédio sexual – circularam pelos eventos paralelos do festival. Spacey participou de um jantar de gala e posou com fãs, enquanto Franco foi visto promovendo um projeto independente nos arredores da Croisette. Já LaBeouf e Gooding Jr. marcaram presença em festas e encontros com produtores. Embora nenhum deles tenha filmes em exibição oficial, sua aparição em Cannes foi interpretada como um movimento calculado de reabilitação de imagem.

Cannes 2025: James Franco. Foto: Marc Piasecki
Cannes 2025: James Franco. Foto: Marc Piasecki

LEIA MAIS
– Gérard Depardieu :: Condenado por agressão sexual, ator francês se junta
a lista de artistas sentenciados por crimes semelhantes. Relembre!

CANNES 2025: BRASIL PREMIADO

O Brasil também deixou sua marca nesta edição. A cineasta Marianna Brennand, em cartaz nos cinemas brasileiros com o longa Manas, foi laureada com o prêmio Women in Motion/Talento Emergente, uma parceria entre o Festival de Cannes e a Kering que celebra vozes femininas promissoras no audiovisual.

Cannes 2025: Marianna Brennand e Nicole Kidman. Foto: Vittorio Zunino Celotto
Cannes 2025: Marianna Brennand e Nicole Kidman. Foto: Vittorio Zunino Celotto

A homenagem aconteceu ao lado de Nicole Kidman, que recebeu a honraria principal da iniciativa por sua trajetória. O reconhecimento a Marianna reforça o olhar internacional para o cinema brasileiro feito por mulheres e para narrativas comprometidas com as urgências sociais.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *