20201021 o gambito da rainha papo de cinema 800 teaser e1643374485350

Foi-se o tempo em que as séries de televisão eram compreendidas como algo menor dentro da complexa cadeia audiovisual. Atualmente, elas respondem por grande parte das horas consumidas pelos espectadores ao redor do mundo, acostumados diante de suas televisões e equipamentos móveis. Pelo menos desde o começo dos anos 1990, com precursoras tais como Twin Peaks (1991-), os Estados Unidos vêm se consolidando como um verdadeiro celeiro de importação de conteúdo e formatos televisivos, de certa maneira reproduzindo uma lógica antes consolidada nos cinemas, via Hollywood. E, como tudo que ganha relevância constante nas nossas vidas, as séries também apresentam a possibilidade de influenciar os diversos setores da sociedade, aumentando o engajamento em discussões sobre os temas por elas abordados, potencializando tendências e outras coisas. O pessoal da Betway, site de roleta online, desenvolveu pequeno estudo estatístico para entender o impacto de séries de bastante sucesso da atualidade, com destaque para O Gambito da Rainha (2019-) e The Crown (2016-).

20191209 the crown papo de cinema scaled e1575916514333

De acordo com esse estudo repleto de curiosidades, publicado no blog da Betway, O Gambito da Rainha, série sobre uma enxadrista famosa, cuja estreia se deu em outubro de 2020, mobilizou uma audiência de mais de 62 milhões de pessoas mundo afora, número considerado espetacular. Ao todo, foram cerca de 551 milhões de minutos assistidos ou, para simplificar, 382 mil dias. É mole? Esse êxito enorme fez com que as buscas por xadrez no Google disparassem, aumentando cerca de 88%. Os impactos mais imediatos percebidos por tudo isso foi que o livro inspirador se tornou um best-seller instantaneamente e, de quebra, houve um aumento de mais de 500% no número de jogadores da modalidade num de seus sites mais populares. Pois bem, quando você pensar que sua série de televisão ou mesmo filme favorito se trata pura e simplesmente de entretenimento, pense duas vezes, pois é sabido que o audiovisual tem essa capacidade de condicionar mudanças comportamentais significativas.

Outro exemplo utilizado é a série The Crown, um dos carros-chefes da Netflix. A trama aborda a monarquia britânica desde que a rainha Elizabeth II substituiu seu falecido pai como chefe supremo da Grã-Bretanha. Imediatamente após a estreia de cada temporada, as procuras por personalidades do clã real disparam em sites de busca. Para se ter uma ideia, o quarto ano, cujo principal atrativo é a entrada em cena da princesa Diana, fez com que as pesquisas a respeito dessa personalidade histórica aumentassem em quase 1600%. Além disso, há outro efeito menos atrelado às buscas, mais à imagem da realeza. Cerca de 35% dos britânicos que assistiram à série passaram a enxergar a família real com mais simpatia. Portanto, um programa baseado em fatos, mas não compromissado ferrenhamente com eles, teve como resultado a mudança de perspectiva dos súditos. É algo fascinante ou não?

20201215 o gambito da rainha 03 papo de cinema e1608076003377

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *