Entre os documentários selecionados à 8½ Festa do Cinema Italiano 2023, evento que termina nesta quarta-feira, 28, um se destaca especificamente pela abordagem de uma personalidade importante da atualidade, o papa Francisco. A Viagem de Papa Francisco (2022), dirigido pelo experiente documentarista Gianfranco Rosi, mostra um resumo das viagens recentes do sumo pontífice da Igreja Católica a fim de criar um percurso de dimensões assumidamente existencialistas. Passando por países como o Brasil, Cuba e os Estados Unidos, o longa-metragem ressalta a figura do santo padre argentino como a de alguém disposto a discursar contra as desigualdades do mundo, ainda que paire sob ele a sombra de uma instituição milenar, cuja história é manchada por episódios de violência, expropriação, apagamento cultural e, mais recentemente, de frequentes escândalos sexuais envolvendo os seus sacerdotes. Confira a programação de sua cidade para conferir o filme ainda dentro do festival.

LEIA MAIS
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2023 :: Diretor do doc sobre Sergio Leone conversa com o público
Top Top :: Cinco motivos para conferir o melhor da 8½ Festa do Cinema Italiano 2023
Podcast #107 :: 10ª 8½ Festa do Cinema Italiano (2023)

Gianfranco Rosi é conhecido por títulos como El Sicario Room 164 (2010), Fogo no Mar (2016) e Notturno (2020). Numa entrevista feita em maio deste ano por Griffin Oleynick, publicada por La Croix International, o veterano cineasta disse que se interessou por Francisco por considerá-lo revolucionário:

“Meu ponto de vista é essencialmente o de uma pessoa secular. Obviamente, a perspectiva do Papa Francisco é muito diferente da minha, mas ele consegue chamar a atenção para questões com dimensões universais e políticas. Trata-se de é um ator importante em um mundo globalizado. Francisco também é revolucionário. Ele está mudando tanta coisa dentro da Igreja, tentando abri-la. Ele é o primeiro papa a falar abertamente sobre a possibilidade das uniões civis para pessoas gays. Ele nunca fala sobre o aborto de forma acusatória, agressiva ou julgadora. Ele conforta as mulheres que passaram por esse processo doloroso”.

OUÇA GRATUITAMENTE

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *