Entre os dias 16 e 30 de outubro, São Paulo será novamente o centro do cinema mundial. A 49ª Mostra SP (Mostra Internacional de Cinema) exibirá 373 títulos, vindos de 80 países, entre longas, curtas e séries, em 52 salas de cinema, espaços culturais e CEUs distribuídos pela capital paulista. O evento mantém sua tradição de reunir estreias aguardadas, retrospectivas e obras restauradas, reafirmando-se como um dos mais importantes festivais do calendário audiovisual brasileiro. Siga o fio e fique por dentro da edição 2025!
49ª MOSTRA SP (2025)
ABERTURA
A cerimônia de abertura acontece na quarta-feira, 15, na Sala São Paulo, com a exibição do longa Sirât, de Oliver Laxe, vencedor do Prêmio do Júri em Cannes. As atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que integram o elenco, estarão presentes na sessão. Antes, será exibido o curta Como Fotografar um Fantasma, do cineasta Charlie Kaufman, também confirmado no evento.
Na mesma noite, a Mostra entregará duas homenagens: a diretora Euzhan Palcy, da Martinica, receberá o Prêmio Humanidade, enquanto o quadrinista Mauricio de Sousa será agraciado com o Prêmio Leon Cakoff.
DESTAQUES
Um dos grandes nomes do cinema iraniano, Jafar Panahi virá a São Paulo para apresentar seu novo longa, Foi Apenas um Acidente, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Além da exibição, o diretor participará de uma conversa com o público e também será homenageado com o Prêmio Humanidade.
O cineasta mexicano Guillermo del Toro também marca presença na seleção com dois títulos que representam diferentes momentos de sua carreira: Frankenstein, elogiado no Festival de Veneza, e Cronos (1992), seu primeiro longa-metragem, exibido originalmente na 17ª Mostra.
Já entre os títulos restaurados, destaque para uma forte presença nacional. O público poderá rever Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), de Marcelo Gomes, que celebra 21 anos de sua estreia na própria Mostra, além de Lua Cambará: Nas Escadarias do Palácio (2002), de Rosemberg Cariry, Tônica Dominante (2001), de Lina Chamie, Um Céu de Estrelas (1995), de Tata Amaral, que completa 30 anos, e Garota de Ipanema (1967), de Leon Hirszman.
CINEMAS
As exibições acontecerão em diferentes circuitos, abrangendo desde salas comerciais até espaços públicos. Entre os locais pagos estão o CineSesc, Cinemateca Brasileira, Reserva Cultural, Multiplex Marabá, Espaço Petrobras de Cinema e IMS Paulista.
Já o circuito Spcine, com ingressos a preços populares, contará com exibições em centros culturais como o CCSP e o Centro Cultural Olido. Além disso, haverá uma ampla programação gratuita em CEUs espalhados por todas as regiões da cidade, ampliando o acesso ao evento.
INGRESSOS
A venda de permanentes e pacotes começa em 11 de outubro, pelo aplicativo oficial da Mostra – disponível a partir do dia 10 – e pelo site da Velox. Os ingressos avulsos poderão ser adquiridos quatro dias antes de cada sessão, também via app e site, sempre a partir das 9h. No dia da exibição, uma pequena cota estará disponível nas bilheterias. Os valores variam de acordo com o dia da semana:
- Segunda a quinta-feira: R$ 26 (inteira) e R$ 13 (meia)
- Sexta a domingo: R$ 32 (inteira) e R$ 16 (meia)
A principal novidade deste ano é a atualização no sistema da Velox, que passa a reservar automaticamente o ingresso selecionado antes da etapa de pagamento, evitando que o público perca tempo em sessões já esgotadas.

E, é claro, o Papo de Cinema estará presente na capital paulista acompanhando todas as novidades. Fique ligado aqui no site, e também em nossas redes sociais, para não perder entrevistas, críticas e notícias sobre a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
LISTA DE FILMES
FILME DE ABERTURA
- Sirât (Sirât), de Oliver Laxe (Espanha, França)
- Como Fotografar um Fantasma (How to Shoot a Ghost), de Charlie Kaufman (EUA, Grécia)
FILME DE ENCERRAMENTO
- Jay Kelly (Jay Kelly), de Noah Baumbach (EUA, Reino Unido, Itália)
PERSPECTIVA INTERNACIONAL
- O Amor da Minha Vida (Young Werther), de José Lourenço (Canadá)
- 7 Caminhadas com Mark Brown (7 Walks with Mark Brown), de Pierre Creton, Vincent Barré (França)
- A Árvore do Conhecimento (The Tree of Knowledge), de Eugène Green (Portugal, França)
- A Festa Acabou (The Party’s Over!), de Antony Cordier (França, Bélgica)
- A Garota da Última Parada (The Girl at the End of the Line), de Kota Yoshida (Japão)
- A Incrível Mulher das Neves (The Incredible Snow Woman), de Sébastien Betbeder (França)
- A Irmã Mais Nova (The Little Sister), de Hafsia Herzi (França, Alemanha)
- A Memória do Cheiro das Coisas (The Scent of Things Remembered), de António Ferreira (Portugal, Brasil)
- A Morte Não Existe (Death Does Not Exist), de Félix Dufour-Laperrière (Canadá, França)
- Abaixo das Nuvens (Below the Clouds), de Gianfranco Rosi (Itália)
- Acordo na Fronteira (Deal at the Border), de Dastan Zhapar Ryskeldi (Quirguistão)
- Águias da República (Eagles of the Republic), de Tarik Saleh (Suécia, França, Dinamarca)
- Ainda É Noite em Caracas (It Would Be Night in Caracas), de Mariana Rondón, Marité Ugás (México)
- Almas Mortas (Dead Souls), de Alex Cox (Espanha, EUA)
- Amiga Silenciosa (Silent Friend), de Ildikó Enyedi (Alemanha, França, Hungria)
- Amor Apocalipse (Peak Everything), de Anne Émond (Canadá)
- Ange (Ange), de Tony Gatlif (França)
- As Brasas (Ablaze), de Thomas Kruithof (França)
- As Delícias do Jardim (The Delights of the Garden), de Fernando Colomo (Espanha)
- As Desvirtuosas (Unvirtuous), de Chloé Aïcha Boro (Burkina Faso, França)
- Blue Moon (Blue Moon), de Richard Linklater (EUA, Irlanda)
- Cabelo, Papel, Água… (Hair, Paper, Water…), de Nicolas Graux, Truong Minh Quy (Bélgica, França, Vietnã)
- Cão Morto (Dead Dog), de Sarah Francis (Líbano)
- Caracol Branco (White Snail), de Elsa Kremser, Levin Peter (Áustria, Alemanha)
- Cigarras (Cicadas), de Ina Weisse (Alemanha, França)
- Com Hasan em Gaza (With Hasan in Gaza), de Kamal Aljafari (Palestina, Alemanha, França, Catar)
- Comandante Fritz (Comandante Fritz), de Pavel Giroud (Alemanha, Espanha)
- Constelação Portabella (Portabella Constellation), de Claudio Zulian (Espanha)
- Cover-Up (Cover-Up), de Laura Poitras, Mark Obenhaus (EUA)
- Dalloway (The Residence), de Yann Gozlan (França, Bélgica)
- De Volta para Casa (Back Home), de Tsai Ming-liang (Taiwan)
- Democracia sob Cerco (Democracy Under Siege), de Laura Nix (Bélgica, Luxemburgo, EUA)
- Depois de Um Bom Dia (Después de Un Buen Día), de Néstor Frenkel (Argentina)
- Diário do Diretor (Director’s Diary), de Aleksandr Sokurov (Itália, Rússia)
- Diversidade Primitiva (Primitive Diversity), de Alexander Kluge (Alemanha)
- Do Berço ao Túmulo (From The Cradle to The Grave), de Davoud Abdolmaleki (Irã)
- Dracula (Dracula), de Radu Jude (Romênia, Áustria, Luxemburgo, Brasil)
- Drunken Noodles (Drunken Noodles), de Lucio Castro (EUA, Argentina)
- Duas Estações, Dois Desconhecidos (Two Seasons, Two Strangers), de Sho Miyake (Japão)
- Eddington (Eddington), de Ari Aster (EUA)
- Embalsamador (Mortician), de Abdolreza Kahani (Canadá)
- Enzo (Enzo), de Robin Campillo (França, Itália, Bélgica)
- Era Uma Vez em Gaza (Once Upon a Time In Gaza), de Tarzan & Arab Nasser (França, Palestina, Portugal, Alemanha)
- Erupcja (Erupcja), de Pete Ohs (EUA, Polônia)
- Escutando o Vento (Listening to the Wind), de Peng Tao (China)
- Estranhos Quando Nos Encontramos (Strangers When We Meet), de Zhang Guoli (China)
- Eu Verei (I Shall See), de Mercedes Stalenhoef (Países Baixos)
- Fábula (Fabula), de Michiel ten Horn (Países Baixos)
- Fantasmas de Julho (Phantoms of July), de Julian Radlmaier (Alemanha)
- Fiume o Morte! (Fiume o Morte!), de Igor Bezinovic (Croácia, Itália, Eslovênia)
- Folha Seca (Dry Leaf), de Alexandre Koberidze (Alemanha, Geórgia)
- Fuck the Polis (Fuck the Polis), de Rita Azevedo Gomes (Portugal)
- Galinha (Hen), de György Pálfi (Alemanha, Grécia, Hungria)
- Gavagai (Gavagai), de Ulrich Köhler (França, Alemanha)
- Ink Wash (Ink Wash), de Sarra Tsorakidis (Romênia, Dinamarca, Grécia)
- Interior. Apartamento – Dia (Interior. Apartment – Day), de Israel Cárdenas, Laura Amelia Guzmán (República Dominicana)
- Irmão Versos Irmão (Brother Verses Brother), de Ari Gold (EUA)
- Isla Negra (Isla Negra), de Jorge Riquelme Serrano (Chile)
- It’s Never Over, Jeff Buckley (It’s Never Over, Jeff Buckley), de Amy Berg (EUA)
- Kontinental ’25 (Kontinental ’25), de Radu Jude (Romênia)
- Lavagante (Lavagante), de Mário Barroso (Portugal)
- Libertem Leonard Peltier (Free Leonard Peltier), de Jesse Short Bull, David France (EUA)
- Linhas de Desejo (Desire Lines), de Dane Komljen (Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Países Baixos, Croácia, Alemanha)
- Longe da Estrada (Off the Beaten Track), de Hugo Vieira da Silva (Portugal)
- Maspalomas (Maspalomas), de Aitor Arregi, Jose Mari Goenaga (Espanha)
- Melhor Enlouquecer na Natureza (Better Go Mad in the Wild), de Miro Remo (República Tcheca, Eslováquia)
- Memória da Princesa Mumbi (Memory of Princess Mumbi), de Damien Hauser (Quênia, Suíça, Arábia Saudita)
- Meu Mundo Mágico (My Magical World), de Elvin Adigozel (Azerbaijão, Ucrânia, Chipre)
- Militantropos (Militantropos), de Yelizaveta Smith, Alina Gorlova, Simon Mozgovyi (Ucrânia)
- Mirrors No. 3 (Mirrors No. 3), de Christian Petzold (Alemanha)
- Mongrels (Mongrels), de Jerome Yoo (Canadá)
- Mudança de Linhas de Base (Shifting Baselines), de Julien Elie (Canadá)
- Na Alcova do Sultão (Close to the Sultan), de Javier Rebollo (Espanha, França)
- Não Deixe o Sol (Don’t Let the Sun), de Jacqueline Zünd (Suíça, Itália)
- No Caminho (On the Road), de David Pablos (México)
- No Other Choice (No Other Choice), de Park Chan-wook (Coreia do Sul)
- Nosotros (The Story of Us), de Helena Taberna (Espanha)
- Nouvelle Vague (Nouvelle Vague), de Richard Linklater (França)
- Nuvens Passageiras Obscurecem o Sol (Floating Clouds Obscure the Sun), de Tao Shen (China)
- O Amor que Resta (The Love That Remains), de Hlynur Pálmason (Islândia, Dinamarca, Suécia, França)
- O Beijo da Mulher Aranha (Kiss of the Spider Woman), de Bill Condon (EUA)
- O Botânico (The Botanist), de Jing Yi (China)
- O Campo Elísio (The Elysian Field), de Pradip Kurbah (Índia)
- O Cerco (Trapped), de Sagara (China)
- O Desaparecimento de Josef Mengele (The Disappearance of Josef Mengele), de Kirill Serebrennikov (Alemanha, França)
- O Dia de Peter Hujar (Peter Hujar’s Day), de Ira Sachs (EUA, Alemanha)
- O Espaço Mais Profundo em Nós (The Deepest Space in Us), de Yasutomo Chikuma (Japão)
- O Massacre de Gilles de Rais (Le Massacre de Gilles de Rais), de Juan Branco (Portugal)
- O Mundo do Amor (The World of Love), de Yoon Ga-eun (Coreia do Sul)
- O Pescador (The Fisherman), de Zoey Martinson (Gana)
- O Riso e a Faca (I Only Rest in the Storm), de Pedro Pinho (Portugal, Brasil, França, Romênia)
- Onde os Ecos Nunca Terminam (Where Echoes Never End), de Sophie Gao (China)
- Os Bibliotecários (The Librarians), de Kim A. Snyder (EUA)
- Os Papéis do Inglês (The Englishman’s Papers), de Sergio Graciano (Portugal)
- Ouro e Cinza (Gold and Ashes), de Salomé Lamas (Portugal)
- Pai Mãe Irmã Irmão (Father Mother Sister Brother), de Jim Jarmusch (EUA, Irlanda, França)
- Paul (Paul), de Denis Côte (Canadá)
- Peixes Estranhos (Odd Fish), de Snævar Sölvason (Islândia, Finlândia, Alemanha)
- Primeira Pessoa do Plural (First Person Plural), de Sandro Aguilar (Portugal, Itália)
- Pyre (Pyre), de Vinod Kapri (Índia)
- Queerpanorama (Queerpanorama), de Jun Li (Hong Kong, EUA, China)
- Quem Ainda Está Vivo (Who is Still Alive), de Nicolas Wadimoff (Suíça?)
- Rainha Mãe (Queen Mom), de Manele Labidi (França, Bélgica)
- Rano (Rano), de Valéry Rosier, Farellia Tahina Venance (Bélgica)
- Resurrection (Resurrection), de Bi Gan (China, França, EUA)
- Seis Dias Naquela Primavera (Six Days in Spring), de Joachim Lafosse (Bélgica, França, Luxemburgo)
- Serendipidade à Beira-mar (Seaside Serendipity), de Satoko Yokohama (Japão)
- Sermão para o Abismo (Sermon to the Void), de Hilal Baydarov (Azerbaijão, México, Turquia)
- Spirit World: Uma Jornada Espiritual (Spirit World), de Eric Khoo (França, Singapura, Japão)
- Springsteen: Salve-me do Desconhecido (Springsteen: Deliver Me from Nowhere), de Scott Cooper (EUA)
- Subsolo (Subsuelo), de Fernando Franco (Espanha)
- Tashi (Tashi), de Dargye Tenzin (China)
- Te Amo Daqui Até a Lua (I Love You to the Moon and Back), de Li Weiran (China)
- Terra Perdida (Lost Land), de Akio Fujimoto (Japão, França, Malásia, Alemanha)
- Tese Sobre uma Domesticação (Thesis on a Domestication), de Javier Van de Couter (Argentina, México)
- The Bewilderment of Chile (The Bewilderment of Chile), de Lucía Seles (Argentina)
- Tiger (Tiger), de Anshul Chauhan (Japão)
- Tudo o que Merecemos (All That’s Due), de Franz Müller (Alemanha)
- Tudo o que Não Vemos (All We Cannot See), de Alberto Arvelo (Espanha, EUA)
- Two Women (Two Women), de Chloé Robichaud (Canadá)
- Um Corpo que Cai, por Kim Novak (Kim Novak’s Vertigo), de Alexandre O. Philippe (EUA)
- Um Mundo Triste e Belo (A Sad and Beautiful World), de Cyril Aris (Líbano, EUA, Alemanha, Arábia Saudita, Catar)
- Uma Segunda Vida (A Second Life), de Laurent Slama (França)
- Verão Breve (Short Summer), de Nastia Korkia (Alemanha, França, Sérvia)
- Visões Ancestrais do Futuro (Ancestral Visions of the Future), de Lemohang Mosese (França, Lesoto, Alemanha, Catar, Arábia Saudita)
- White Snow (White Snow), de Praveen Morchhale (Índia)
- Wilma ou Os Fantasmas da Liberdade (Wilma or the Ghosts of Freedom), de Maren-Kea Freese (Alemanha)
- Woman and Child (Woman and Child), de Saeed Roustaee (Irã)
- Yanuni (Yanuni), de Richard Ladkani (Brasil, Áustria, EUA, Alemanha)
COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
- 100 Sunset (100 Sunset), de Kunsang Kyirong (Canadá)
- A Anatomia dos Cavalos (The Anatomy of the Horses), de Daniel Vidal Toche (Espanha, Peru, Colômbia, França)
- A Caixa-Preta (The Black Box), de Elisa Barbosa Riva (Uruguai, Colômbia)
- A Dança das Raposas (Wild Foxes), de Valéry Carnoy (Bélgica, França)
- A Luta (Dance of the Living), de José Alayón (Espanha, Colômbia)
- A Memória das Borboletas (The Memory of Butterflies), de Tatiana Fuentes Sadowski (Peru, Portugal)
- A Multidão (The Crowd), de Sahand Kabiri (Irã)
- À Paisana (Plainclothes), de Carmen Emmi (EUA)
- A Praça (The Square), de Kim Bo-sol (Coreia do Sul)
- A Procissão do Lamento (The Weeping Walk), de Dimitri Verhulst (Bélgica)
- After This Death (After This Death), de Lucio Castro (EUA)
- Antes do Raiar do Dia (Before the Bright Day), de Tsao Shih-Han (Taiwan)
- Apolo de Dia Atena de Noite (Apollon by Day Athena by Night), de Emine Yildirim (Turquia)
- Aquela Sombra Desvanecia (That Shadow Fading), de Samuel Urbina (Peru)
- Aquele Verão em Paris (That Summer in Paris), de Valentine Cadic (França)
- As Estações (The Seasons), de Maureen Fazendeiro (Portugal, França, Espanha, Áustria)
- Atropia (Atropia), de Hailey Gates (EUA, Reino Unido, Itália)
- Barrio Triste (Barrio Triste), de Stillz (Colômbia, EUA)
- Babystar (Babystar), de Joscha Bongard (Alemanha)
- Between Dreams and Hope (Between Dreams and Hope), de Farnoosh Samadi (Irã)
- BLKNWS: Termos & Condições (BLKNWS: Terms & Conditions), de Kahlil Joseph (EUA, Gana)
- Cães (Dogs), de Gerardo Minutti Bonilla (Uruguai, Argentina)
- Caixa de Sombras (Shadowbox), de Tanushree Das, Saumyananda Sahi (Índia, França)
- Canções das Árvores Esquecidas (Songs of Forgotten Trees), de Anuparna Roy (Índia)
- Caravan (Caravan), de Zuzana Kirchnerová (República Tcheca, Itália, Eslováquia)
- Cidade sem Sonho (Sleepless City), de Guillermo Galoe (França, Espanha)
- Cinema Jazireh (Cinema Jazireh), de Gözde Kural (Turquia, Bulgária, Romênia)
- Comeback (Comeback), de Jan Roosens, Raf Roosens (Bélgica, Países Baixos)
- Copinha (Copinha), de Joaquim Salles (Brasil)
- Corpo Celeste (Cuerpo Celeste), de Nayra Ilic García (Chile, Itália)
- De Onde Vem o Vento (Where The Wind Comes From), de Amel Guellaty (Tunísia, França, Catar)
- Depois do Sonho (After Dreaming), de Christine Haroutounian (Armênia, EUA, México)
- Depois, a Névoa (Then, the Fog), de Martín Sappia (Argentina)
- Deus Não Vai Ajudar (God Will Not Help), de Hana Jušic (Croácia, Itália, Romênia, Grécia, França, Eslovênia)
- DJ Ahmet (DJ Ahmet), de Georgi Unkovski (Macedônia, República Tcheca, Sérvia, Croácia)
- Donkey Days (Donkey Days), de Rosanne Pel (Países Baixos, Alemanha)
- Duas Vezes João Liberada (Two Times João Liberada), de Paula Tomas Marques (Portugal)
- E Mais Alguém (And Someone Else), de Vincent Tilanus (Países Baixos)
- Eclipse (Eclipse), de Djin Sganzerla (Brasil)
- Em Outro Lugar à Noite (Elsewhere at Night), de Marianne Métivier (Canadá, Filipinas, França)
- Esmurrando o Mundo (Punching The World), de Constanze Klaue (Alemanha)
- Fantasy (Fantasy), de Kukla (Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Albânia, Eslovênia)
- Feliz Aniversário (Happy Birthday), de Sarah Goher (Egito)
- Flophouse America (Flophouse America), de Monica Stromdahl (Noruega, Países Baixos, EUA)
- Folhas Delicadas (Soft Leaves), de Miwako Van Weyenberg (Bélgica)
- Fwends (Fwends), de Sophie Somerville (Austrália)
- Garça-Azul (Blue Heron), de Sophy Romvari (Canadá, Hungria)
- Homebound (Homebound), de Neeraj Ghaywan (Índia)
- Honeyjoon (Honeyjoon), de Lilian T. Mehrel (EUA)
- Idílico (Idyllic), de Aaron Rookus (Países Baixos)
- Imago (Imago), de Déni Oumar Pitsaev (França, Bélgica)
- Julian (Julian), de Cato Kusters (Bélgica, Países Baixos)
- Labirinto dos Garotos Perdidos (Labyrinth of Lost Boys), de Matheus Marchetti (Brasil)
- Left-Handed Girl (Left-Handed Girl), de Shih-Ching Tsou (Taiwan, França, EUA, Reino Unido)
- Loucuras (Follies), de Eric K. Boulianne (Canadá)
- Lurker (Lurker), de Alex Russell (EUA, Itália)
- LUZ (LUZ), de Flora Lau (Hong Kong, China)
- Malaika (Malaika), de André Morais (Brasil)
- Maturidade (Maturity), de Jean-Benoît Ugeux (Bélgica)
- Memória (Memory), de Vladlena Sandu (França, Países Baixos)
- Meteoros (Meteors), de Hubert Charuel (França)
- Muitas Contas a Pagar (ou Destiny, Dile que No Soy Malo) (Mad Bills to Pay (or Destiny, dile que no soy malo)) , de Joel Alfonso Vargas (EUA)
- Nosso Herói, Balthazar (Our Hero, Balthazar), de Oscar Boyson (EUA)
- Nova Paisagem (Brand New Landscape), de Yuiga Danzuka (Japão)
- Novembro (November), de Tomás Corredor (Colômbia, Brasil, México, Noruega)
- O Caminho para Gayda (The Road to Gayda), de Bişar Bektaş (Turquia)
- O Lago (Le Lac), de Fabrice Aragno (Suíça)
- O Palpite (A Heart as Willing), de Diego Soto (Chile)
- O Que Marielle Sabe (What Marielle Knows), de Frédéric Hambalek (Alemanha)
- O Segredo do Canto dos Pássaros (The Songbirds’ Secret), de Antoine Lanciaux (França, Bélgica)
- O Som da Queda (Sound of Falling), de Mascha Schilinski (Alemanha)
- O Tríptico do Naufrágio (The Shipwrecked Triptych), de Deniz Eroglu (Países Baixos, Alemanha)
- Olivia (Olivia), de Sofía Petersen (Argentina, Reino Unido, Espanha)
- Omaha (Omaha), de Cole Webley (EUA)
- Onde a Noite Permanece (Where the Night Stands Still), de Liryc Dela Cruz (Itália, Filipinas)
- Ontem à Noite Conquistei Tebas (Last Night I Conquered the City of Thebes), de Gabriel Azorín (Espanha, Portugal)
- Os Homens Mais Gentis da Terra (The Nicest Men On Earth), de Josefine Exner, Sebastian Gerdes (Dinamarca)
- Pelo Bem de Adam (Adam’s Sake), de Laura Wandel (Bélgica, França)
- Pipas (Kites), de Walter Thompson-Hernandez (Brasil)
- Provas de Amor (Love Letters), de Alice Douard (França)
- R. Roussil – A Liberdade da Imaginação (R. Roussil, From the Ground Up), de Maxime-Claude L’Écuyer (Canadá)
- Rainha do Algodão (Cotton Queen), de Suzannah Mirghani (Alemanha, França, Palestina, Egito, Catar, Arábia Saudita)
- Rebelião Silenciosa (Silent Rebellion), de Marie-Elsa Sgualdo (Suíça, Bélgica, França)
- Recomeços (Beginnings), de Jeanette Nordahl (Dinamarca)
- Revoada – Versão Steampunk (The Flock – Steampunk Version), de Ducca Rios (Brasil)
- Riverstone (Riverstone), de Lalith Rathnayake (Sri Lanka)
- Rosemead (Rosemead), de Eric Lin (EUA)
- San Simón (San Simón), de Miguel Ángel Delgado (Portugal, Espanha)
- Satisfação (Satisfaction), de Alex Burunova (EUA, Ucrânia, Grécia, Itália)
- Sauna (Sauna), de Mathias Broe (Dinamarca)
- Se Tiver Medo, Coloque o Coração na Boca e Sorria (If You Are Afraid You Put Your Heart Into Your Mouth And Smile), de Marie Luise Lehner (Áustria)
- Seeds (Seeds), de Brittany Shyne (EUA)
- Selva (Jungle), de Esteban Hoyos García, Juan Miguel Gelacio (Colômbia)
- Semente do Deserto (Seed of The Desert), de Sebastian Parra R (Colômbia, EUA)
- Sorry, Baby (Sorry, Baby), de Eva Victor (EUA)
- Stereo Girls (Stereo Girls), de Caroline Deruas Peano (França, Canadá)
- Terra Vil (Terra Vil), de Luis Campos (Portugal, Itália)
- The President’s Cake (The President’s Cake), de Hasan Hadi (Iraque, EUA, Catar)
- Um Futuro Brilhante (A Bright Future), de Lucía Garibaldi (Uruguai, Argentina, Alemanha)
- Uma História sobre o Fogo (A Story About Fire), de Li Wenyu (China)
- Uma Luz que Nunca se Apaga (A Light That Never Goes Out), de Lauri Matti Parppei (Finlândia, Noruega)
- Vainilla (Vanilla), de Mayra Hermosillo (México)
- Vento, Fale Comigo (Wind, Talk to Me), de Stefan Djordjevic (Sérvia, Croácia, Eslovênia)
- Verão Glorioso (Glorious Summer), de Helena Ganjalyan, Bartosz Szpak (Polônia)
- Vida de Fantasia (Fantasy Life), de Matthew Shear (EUA)
- Vitrival – A Vila Mais Bonita do Mundo (Vitrival – The Most Beautiful Village in the World), de Noëlle Bastin, Baptiste Bogaert (Bélgica)
- Você Me Ama (Do You Love Me), de Lana Daher (França, Líbano, Alemanha, Catar)
- Wolves (Wolves), de Jonas Ulrich (Suíça)
- Yalla Parkour (Yalla Parkour), de Areeb Zuaiter (Suécia, Catar, Arábia Saudita, Palestina)
- Yunan (Yunan), de Ameer Fakher Eldin (Canadá, Alemanha, Itália, Jordânia, Palestina, Catar)
MOSTRA BRASIL
- A Natureza das Coisas Invisíveis (The Nature of Invisible Things), de Rafaela Camelo (Brasil, Chile)
- A Vida de Vlado – 50 Anos do Caso Herzog (The Life and Death of Vlado Herzog), de Simão Scholz (Brasil)
- A Voz de Deus (The Voice of God), de Miguel Antunes Ramos (Brasil)
- Amazônia Oktoberfesta (Amazon Oktoberfest), de Sérgio Oliveira, Felipe Drehmer (Brasil)
- Amélia Toledo – Lembrar de Não Esquecer (Amélia Toledo – Lembrar de Não Esquecer), de Hélio Goldsztejn (Brasil)
- Amora (My Backyard), de Ana Petta (Brasil)
- Aqui Não Entra Luz (No Sunshine in Here), de Karol Maia (Brasil)
- Ary (Ary Barroso: The Father of Brazil), de André Weller (Brasil)
- As Vitrines (The Vitrines), de Flávia Castro (Brasil)
- Assalto à Brasileira (Brazilian Heist), de José Eduardo Belmonte (Brasil)
- Ato Noturno (Night Stage), de Marcio Reolon, Filipe Matzembacher (Brasil)
- Aurora (Aurora), de João Vieira Torres (Brasil, Portugal, França)
- Aurora 15 (Aurora 15), de José Eduardo Belmonte (Brasil)
- Cadernos Negros (Black Books), de Joel Zito Araújo (Brasil)
- Cais (Cais), de Safira Moreira (Brasil)
- Cartas para… (Letters to…), de Vânia Lima (Brasil, Moçambique, Portugal)
- Cheiro de Diesel (Smell of Diesel), de Natasha Neri, Gizele Martins (Brasil)
- Cinco Tipos de Medo (Five Kinds of Fear), de Bruno Bini (Brasil)
- Com Causa (The Cause), de Belisario Franca, Pedro Nóbrega (Brasil)
- Coração das Trevas (Heart of Darkness), de Rogerio Nunes (França, Brasil)
- Criadas (Sistermaids), de Carol Rodrigues (Brasil)
- Cyclone (Cyclone), de Flavia Castro (Brasil)
- Dolores (Dolores), de Marcelo Gomes, Maria Clara Escobar (Brasil)
- Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui (Dona Onete – This Tiny Piece Of My Heart), de Mini Kerti (Brasil)
- Eu Não Te Ouço (Can’t Hear You), de Caco Ciocler (Brasil)
- Explode São Paulo, Gil (Gil, Let’s Explode São Paulo), de Maria Clara Escobar (Brasil, Portugal)
- Fôlego – Até Depois do Fim (Breath – After the End), de Candé Salles (Brasil)
- Futuro Futuro (Future Future), de Davi Pretto (Brasil)
- Gravidade (Gravity), de Leo Tabosa (Brasil)
- Honestino (Honestino), de Aurélio Michiles (Brasil)
- Itacoatiaras (Itacoatiaras), de Sérgio Andrade, Patricia Goùvea (Brasil)
- Love Kills (Love Kills), de Luiza Shelling Tubaldini (Brasil)
- Massa Funkeira (Funk U All), de Ana Rieper (Brasil)
- Milton Gonçalves, Além do Espetáculo (Milton Gonçalves, Beyond the Spectacle), de Luiz Antonio Pilar (Brasil)
- Morte e Vida Madalena (Death and Life Madalena), de Guto Parente (Brasil, Portugal)
- Na Passagem do Trópico (Across the Tropic), de Francisco Miguez (Brasil)
- Nada a Fazer (Nothing to be Done), de Leandra Leal (Brasil)
- Não Sei Viver Sem Palavras (No Life Without Words), de André Brandão (Brasil)
- Nimuendajú (Nimuendajú), de Tania Anaya (Brasil, Peru)
- Nosferatu (Nosferatu), de Cristiano Burlan (Brasil)
- Notas Sobre um Desterro (Notes on an Exile), de Gustavo Castro (Brasil)
- O Homem de Ouro (O Homem de Ouro), de Mauro Lima (Brasil)
- O Pai e o Pajé (The Father and the Shaman), de Iawarete Kaiabi, Felipe Tomazelli, Luís Villaça (Brasil)
- Papagaios (Papagaios), de Douglas Soares (Brasil)
- Para Vigo Me Voy! (To Vigo I Go!), de Karen Harley, Lírio Ferreira (Brasil)
- PRK30 – O Rádio pelo Avesso (PRK-30, Brazil’s Blueprint on Reverse), de Eduardo Albergaria (Brasil)
- Quase Deserto (Almost Deserted), de José Eduardo Belmonte (Brasil, EUA)
- Quatro Meninas (Four Girls), de Karen Suzane (Brasil)
- Relâmpagos de Críticas Murmúrios de Metafísicas (Lightnings of Critiques Metaphysical Murmurings), de Julio Bressane, Rodrigo Lima (Brasil)
- Ruas da Glória (Streets of Glória), de Felipe Sholl (Brasil)
- Sérgio Mamberti – Memórias do Brasil (Sérgio Mamberti – Memories of Brazil), de Evaldo Mocarzel (Brasil)
- Sexa (Sexa), de Glória Pires (Brasil)
- Terra Devastada (The Sound of God), de Frederico Machado (Brasil)
- Um Espaço que se Move (A Space That Moves), de Cristiano Burlan (Brasil)
- Virtuosas (Virtuous Women), de Cíntia Domit Bittar (Brasil)
- Vou Tirar Você Desse Lugar (I’ll Take You Out of Here), de Dandara Ferreira (Brasil)
FOCO REINO UNIDO | PERSPECTIVA INTERNACIONAL
- A História do Som (The History of Sound), de Oliver Hermanus (EUA, Reino Unido, Itália)
- Bugonia (Bugonia), de Yorgos Lanthimos (EUA, Reino Unido)
- Broken English (Broken English), de Jane Pollard, Iain Forsyth (Reino Unido)
- Cartum (Khartoum), de Anas Saeed, Rawia Alhag, Ibrahim Snoopy, Timeea Mohamed Ahmed, Phil Cox (Sudão, Reino Unido, Alemanha, Catar)
- Cielo (Cielo), de Alberto Sciamma (Bolívia, Reino Unido)
- Filmar ou Morrer (Films to Die For), de Lúcia Nagib (Reino Unido)
- Madre Vera (Mother Vera), de Cécile Embleton, Alys Tomlinson (Reino Unido)
- Mare’s Nest (Mare’s Nest), de Ben Rivers (Reino Unido, França, Canadá)
- Palestina 36 (Palestine 36), de Annemarie Jacir (Palestina, Reino Unido, França, Dinamarca)
- Rose of Nevada (Rose of Nevada), de Mark Jenkin (Reino Unido)
- The Choral (The Choral), de Nicholas Hytner (Reino Unido)
FOCO REINO UNIDO | COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
- A Sombra do Meu Pai (My Father’s Shadow), de Akinola Davies Jr. (Reino Unido, Nigéria)
- California Schemin’ (California Schemin’), de James McAvoy (Reino Unido, EUA)
- Círculo Reto (Straight Circle), de Oscar Hudson (Reino Unido, África do Sul)
- Christy (Christy), de Brendan Canty (Irlanda, Reino Unido)
- Ish (Ish), de Imran Perretta (Reino Unido)
- Noivas (Brides), de Nadia Fall (Reino Unido, Itália)
- Urchin (Urchin), de Harris Dickinson (Reino Unido)
- Retiro (Retreat), de Ted Evans (Reino Unido)
- Sonhadoras (Dreamers), de Joy Gharoro-Akpojotor (Reino Unido)
ESPECIAL | LEMBRANDO DE HIROSHIMA E NAGASAKI – 80 ANOS DA BOMBA ATÔMICA
- Alma Errante – Hibakusha (Hibakusha – Wandering Soul), de Joel Yamaji (Brasil)
- Chuva Negra (Black Rain), de Shohei Imamura (Japão)
FILMES RESTAURADOS
- Aniki-Bóbó (Aniki-Bóbó), de Manoel de Oliveira (Portugal)
- Cinema, Aspirinas e Urubus (Cinema, Aspirinas e Urubus), de Marcelo Gomes (Brasil)
- Crônica dos Anos de Fogo (Chronicle of the Years of Fire), de Mohammed Lakhdar-Hamina (Argélia)
- Garota de Ipanema (The Girl from Ipanema), de Leon Hirszman (Brasil)
- Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio (Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio), de Rosemberg Cariry (Brasil)
- Queen Kelly (Queen Kelly), de Erich von Stroheim (EUA)
- Sholay (Embers), de Ramesh Sippy (Índia)
- Tônica Dominante (Tonic Dominant), de Lina Chamie (Brasil)
- Um Céu de Estrelas (Um Céu de Estrelas), de Tata Amaral (Brasil)
PRÊMIO HUMANIDADE | EUZHAN PALCY
- Rua Cases Nègres (Sugar Cane Alley), de Euzhan Palcy (França)
- Assassinato sob Custódia (A Dry White Season), de Euzhan Palcy (EUA, França)
- Siméon (Siméon), de Euzhan Palcy (França)
PRÊMIO HUMANIDADE | JAFAR PANAHI
- Foi Apenas um Acidente (It Was Just an Accident), de Jafar Panahi (Irã, França, Luxemburgo)
PRÊMIO HUMANIDADE | JEAN-PIERRE E LUC DARDENNE
- Jovens Mães (Young Mothers), de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne (França, Bélgica)
PRÊMIO LEON CAKOFF | MAURICIO DE SOUZA
- Mauricio de Sousa – O Filme (Mauricio de Sousa – The Movie), de Pedro Vasconcelos, Rafael Salgado (Brasil)
PRÊMIO LEON CAKOFF | CHARLIE KAUFMAN
- Anomalisa (Anomalisa), de Duke Johnson, Charlie Kaufman (EUA)
- Como Fotografar um Fantasma (How to Shoot a Ghost), de Charlie Kaufman (EUA, Grécia)
ESPECIAL | ŽELIMIR ŽILNIK
- Primeiros Trabalhos (Early Works), de Zelimir Zilnik (Sérvia)
- Marble Ass (Marble Ass), de Zelimir Zilnik (Sérvia)
- Depois dos Oitenta (Eighty Plus), de Zelimir Zilnik (Sérvia, Eslovênia)
APRESENTAÇÃO ESPECIAL
- A Incrível Eleanor (Eleanor the Great), de Scarlett Johansson (EUA)
- Angela (Angela), de Rebecca Miller (EUA)
- Atelier Rolle, uma Jornada Rolle (Workshop, a Journey), de Fabrice Aragno, Jean-Paul Battaggia (Suíça)
- Cronos (Cronos), de Guillermo del Toro (México)
- De Lugar Nenhum (From Nowhere – A Portrait of Valter Hugo Mãe), de Miguel Gonçalves Mendes (Portugal, Brasil)
- Frankenstein (Frankenstein), de Guillermo del Toro (EUA)
- Nova ’78 (Nova ’78), de Aaron Brookner, Rodrigo Areias (Reino Unido, Portugal)
- O Agente Secreto (The Secret Agent), de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
- O Filho de Mil Homens (The Son of a Thousand Men), de Daniel Rezende (Brasil)
- O Último Beat (The Beat Bomb), de Ferdinando Vicentini Orgnani (Argentina, Itália)
MOSTRA EM SÉRIE
- Choque de Cultura – A Série (Choque de Cultura – A Série), de Fernando Fraiha (Brasil)
- Lona Preta (Black Tarp), de Francisco Garcia, Renato Ciasca (Brasil)
- Primavera nos Dentes – A história do Secos e Molhados (Spring in the Teeth – The Story of Secos & Molhados), de Miguel de Almeida (Brasil)
- Mr. Scorsese (Mr. Scorsese), de Rebecca Miller (EUA)
2ª MOSTRINHA
- A Família Dionti (The Dionti Family), de Alan Minas (Brasil, Reino Unido)
- A Cada Dia Que Passa (With Each Passing Day), de Emanuel Nevado (Portugal)
- Aventuras de Makunáima (The Adventures of Makunaima), de Chico Faganello (Brasil)
- Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa), de Fernando Fraiha (Brasil)
- Colegas e o Herdeiro (Buddies and the Heir), de Marcelo Galvão (Brasil)
- Criaturas – Uma Aventura Entre Dois Mundos (Creatures – An Adventure Between Two Worlds), de Juarez Precioso (Brasil)
- Dia do Caranguejo (Crab Day), de Ross Stringer (Reino Unido)
- D.P.A. 4: O Fantástico Reino de Ondion (D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion), de Mauro Lima (Brasil)
- Ilha da Calamidade (Calamity Island), de David Johnson (Reino Unido)
- Maya, Me Dê um Título (Maya, Give me a Title), de Michel Gondry (França)
- Papaya (Papaya), de Priscilla Kellen (Brasil)
- O Diário de Pilar na Amazônia (O Diário de Pilar na Amazônia), de Eduardo Vaisman, Rodrigo Van Der Put (Brasil)
- O Menino e a Coruja (O Menino e a Coruja), de Mário Gajo de Carvalho (Portugal)
- Olá Frida! (Hola Frida!), de Karine Vézina & André Kadi (França, Canadá)
- Sequencial (Sequencial), de Bruno Caetano (Portugal)
- Sua Montanha Te Espera (Your Mountain Is Waiting), de Hannah Jacobs (Reino Unido)
- Turma da Mônica: Laços (Turma da Mônica: Laços), de Daniel Rezende (Brasil)
- Turma da Mônica: Lições (Turma da Mônica: Lições), de Daniel Rezende (Brasil)
- Viagem Gelada: O Resgate Do Urso Polar (Little Eggs a Frozen Rescue), de Gabriel Riva Palacio Alatriste, Rodolfo Riva-Palacio Alatriste (México)
- Vigília Noturna (Middle Watch), de John Stevensonn, Aiesha Penwarden (Reino Unido)
REALIDADE VIRTUAL
- 8 Billion Selves (8 Billion Selves), de Nemo Vos (Países Baixos)
- 8 pm and the Cat (8 pm and the Cat), de Minhyuk Che (Coreia do Sul)
- The Big Cube (The Big Cube), de Menghui Huan (Finlândia, Bélgica, China, Portugal)
- The Elephant I Found Under My Skin (The Elephant I Found Under My Skin), de Daniel Sweed, Shaool Levy (Israel)
- The Time Before (The Time Before), de Leo Metcalf (Reino Unido)
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- 49ª Mostra SP :: Anunciada a seleção completa de filmes para 2025. Confira a lista, cinemas participantes e como adquirir ingressos - 6 de outubro de 2025
- 27º Festival do Rio :: Saiba quais filmes concorrem ao Prêmio Felix, dedicado às narrativas LGBTQIAPN+, em 2025 - 6 de outubro de 2025
- Tela Quente :: Naomi Ackie passou 1 ano se preparando para viver Whitney Houston em I Wanna Dance with Somebody, filme de hoje (06/10). Saiba mais! - 6 de outubro de 2025
Deixe um comentário