22 jan

22ª Mostra de Tiradentes :: Especialistas destacam diálogo entre as artes

A segunda-feira, 21, foi movimentada na 22ª Mostra de Tiradentes pelos debates em torno dos filmes exibidos no dia anterior. Nessas seções denominadas Encontros com os Filmes foram possíveis conversas acerca da presença, consciência e afetação dos corpos, numa ligação direta com o mote desta edição, Corpos Adiante. Felipe Bragança, codiretor de Tragam-me a Cabeça de Carmen M., defendeu Carmen Miranda como uma pensadora destacada no que tange à cultura brasileira: “Existe o imaginário em torno da Carmen Miranda na personagem central do filme, que tenta se apropriar de certo espírito da cantora e atriz dentro de uma realidade que tenta oprimi-la”, disse o realizador que afirmou ser possível entender a personalidade a partir de sua faceta trágica.

LEIA MAIS
A Rosa Azul de Novalis :: Selecionado para Berlim estreia na Mostra de Tiradentes
22ª Mostra de Tiradentes :: Homenagem a Grace Passô marca início do evento
22ª Mostra de Tiradentes :: Programação artística agitará a cidade histórica

Ainda na parte da manhã, Inferninho, dos cineastas Guto Parente e Pedro Diógenes, foi bastante elogiado por conta da utilização do melodrama como catalisador das emoções do filme: “O movimento que o filme faz é de dar ao melodrama a possibilidade de aqueles personagens se expressarem. Inferninho não faz isso só como referência, e sim leva a sério para a construção dos sentimentos”, afirmou o crítico João Dumans. À tarde aconteceu a mesa Corpos Adiante: corpos em trânsitos artísticos por dentro da ‘cena’, cujo objetivo era conversar acerca do trânsito das artes. A pesquisadora de artes cênicas Luciana Romagnolli e o ator Rafael Martins fizeram parte do debate.

Cena de “Inferninho”

À noite foi a vez da exibição no Cine-Tenda de Superpina: Gostoso é Quando a Gente Faz, dentro da Mostra Olhos Livres, e logo depois da estreia mundial de Seus Ossos e Seus Olhos, integrante da Mostra Aurora. Na sequência, foram exibidos os curtas da Mostra Foco, um programa especial apresentado à plateia que lotava o Cine-Tenda.

Fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo sobre a 22ª Mostra de Tiradentes.

(Fonte: ETC Comunicação)

backup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *