O cinema brasileiro continuou em alta no quarto dia de atividades do 21º Festival Internacional de Cine de Punta Del Este. Afinal, o grande destaque da programação de quarta-feira foi a exibição especial, fora de concurso, do ainda inédito Bio (2017), de Carlos Gerbase. O cineasta gaúcho, presente no balneário uruguaio como parte do júri oficial, apresentou seu filme ao público do Uruguai, na primeira projeção internacional do longa, que já passou pelo Festival de Gramado – onde foi premiado pelo Júri Popular, com o Prêmio Especial do Júri e com o kikito de Melhor Som – e pelo Festival do Rio e pela Mostra Internacional de São Paulo, no ano passado. “Este é um filme que me deu muito prazer fazer. Era uma ideia meio maluca, mas fiquei feliz com o resultado. O mais importante, no entanto, foi ter reunida tanta gente interessante nesse elenco incrível, amigos que há muito não via, outros parceiros de sempre e até gente nova que se tornou parte das nossas vidas. E como eu aceitei ser jurado aqui em Punta Del Este, sabia que meu filme não iria poder competir, mas o importante é ser visto. E por isso que essa exibição especial me animou tanto”, comentou o diretor e roteirista aqui no Uruguai.

Carlos Gerbase e sua esposa, a produtora Luciana Tomasi (ao centro), entre Jorge Jellinek, diretor do FIC Punta, e Vera Carneiro, assessora de imprensa

Outro brasileiro que despertou atenção do público do FIC Punta foi Fábio Meira, diretor do premiado As Duas Irenes (2017), também exibido fora de competição. “Estive aqui, no ano passado, no Festival de Montevidéu. Foi por isso que, como não era mais inédito no Uruguai, não pude participar da mostra competitiva. Mas essa sessão aqui em Punta Del Este me deixou muito animado, não apenas pela oportunidade de conhecer esse lugar incrível – é minha primeira vez aqui – como também pelos contatos que estou podendo fazer. Ontem mesmo, durante essa passagem por aqui, acertamos os detalhes para o lançamento do nosso filme aqui. Entraremos, nas próximas semanas, em uma sala no circuito comercial de Montevidéu. E, se tudo der certo, devemos promover projeções também pelo interior do país. Tudo vai depender do retorno do público, é claro. Então, essa vinda à Punta Del Este, mais do que um convite muito carinhoso, serviu também como uma pré-estreia. Está sendo muito legal poder mostrar nosso filme aos uruguaios”, comentou o cineasta, emocionado.

Fabio Meira, diretor de As Duas Irenes, em Casapueblo, no Uruguai

A maioria dos filmes brasileiros exibidos no 21º FIC Punta Del EsteJoão: O Maestro, Bio, As Duas Irenes, A Fera na Selva e Como Nossos Pais (que será projetado na noite de quinta-feira, sendo esse o único dentro da mostra competitiva) – foram, anteriormente, exibidos também no Festival de Gramado. Isso faz parte de um projeto de intercâmbio entre os dois eventos. Tanto que um dos curadores de Gramado, o jornalista e crítico de cinema Marcos Santuário, é um dos consultores do certame aqui em Punta Del Este. A única novidade será o aguardado Benzinho (2018), de Gustavo Pizzi, uma coprodução entre Brasil e Uruguai que estreou há pouco no Festival de Sundance, nos EUA, e segue inédito no nosso país. Aqui no FIC Punta ele será exibido fora de competição na última noite da programação oficial, na próxima sexta-feira, com a presença já confirmada da atriz Karine Teles.

:: Confira nossa cobertura especial do 21º FIC Punta Del Este ::

(Robledo Milani está no Uruguai a convite do 21º FIC Punta Del Este)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *