Há mais de uma década, de férias no litoral do Rio Grande do Norte, o cineasta Eugênio Puppo se encantou pela beleza e a hospitalidade da praia de São Miguel do Gostoso. No local, dirigiu o documentário São Miguel do Gostoso (2011), que fez aflorar uma ânsia cinematográfica dos moradores da cidade. Em 2013, enxergando o potencial artístico da região, iniciou, ao lado do produtor Matheus Sundfeld, um evento que mudaria a história de Gostoso: a Mostra de Cinema de Gostoso, espaço para fomento, exibição e debate do cinema nacional que chega à 10ª edição em 2023. Paralelamente aos festival, foi criado o Coletivo Nós do Audiovisual, projeto que incentiva a produção de filmes. Ano a ano, obras produzidas pelo coletivo foram sendo exibidas na Mostra, fazendo com que os cidadãos gostosenses se vissem na já tradicional telona disposta a céu aberto, de costas para o mar, na Praia do Maceió.
LEIA MAIS
– 10ª Mostra de Gostoso :: Começa a edição 2023 do evento potiguar
– Festival Varilux 2023 :: Repescagem estende o evento em nove cidades
– Festival de Cinema Italiano 2023 :: Retrospectiva destaca comédias clássicas
E numa noite muito especial, por volta das 21:30 dessa sexta-feira, 24, após a cerimônia de abertura do festival, o ápice do coletivo foi atingido. A décima empreitada do grupo celebrou ele mesmo com um documentário, de pouco mais de 20 minutos, intitulado Nós do Audiovisual, resgatando os últimos dez anos de trabalho. Cada entrevista apresentada em tela, com moradores de Gostoso expondo suas visões da chegada da sétima arte no município, emocionou os presentes, tanto moradores, que construíram essa bela história de cinema, quanto turistas, que aplaudiram efusivamente a iniciativa e sua trajetória. “Que venham mais décadas e décadas de cinema nesse paraíso!”, foram as palavras de Puppo. Frase que teve recepção efusiva, fazendo da abertura um momento inesquecível para os locais.
A Mostra Competitiva teve início com o curta As Marias e o longa Saudade Fez Morada Aqui Dentro. Neste sábado, 25, os competidores são os curtas Moventes e Quinze Quase Dezesseis, além do longa Quando Eu Me Encontrar. As atividades seguem até o dia 28 de novembro.
Não esqueça: o Papo de Cinema está presente no evento. Então, já sabe, fique ligado aqui no site, no nosso Guia Especial da 10ª Mostra de Cinema de Gostoso, e também em nossas redes sociais, para ficar por dentro de tudo o que acontece nessa festa.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Última Sessão - 13 de dezembro de 2024
- Privadas de Suas Vidas :: Terror nacional começa a ser gravado em São Paulo - 13 de dezembro de 2024
- Critics Choice Awards 2025 :: Ainda Estou Aqui é indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira - 12 de dezembro de 2024
Deixe um comentário