Crítica


6

Leitores


1 voto 6

Onde Assistir

Sinopse

Um dos urbanistas mais respeitados do mundo, o brasileiro Jaime Lerner recebeu nos anos 1990 o prêmio máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Já nos 2000, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos.

Crítica

Jaime Lerner é o urbanista brasileiro mais respeitado no mundo. Aos 78 anos, ele é consultor das Nações Unidas para assuntos do gênero e segue ativo em projetos, sendo chamado para várias propostas de soluções para cidades. Entre várias frentes, hoje comanda o projeto da região metropolitana do Rio de Janeiro e tem uma startup de troca de soluções urbanísticas chamada Cloud Cidades. Já foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná, sendo lembrado por seus grandes feitos para tornar o estado e a capital paraense referência em meio ambiente e qualidade de vida. Não à toa seu amigo cineasta Carlos Deiró propôs uma longa conversa para transformar no documentário Jaime Lerner: Uma história de Sonhos.

21123428

A produção é interessante sob diversos aspectos ao resgatar o histórico de Curitiba e as mudanças promovidas pelo ex-governante ao longo dos anos, como a importância da mobilidade desde antes da criação do metrô até o projeto que hoje tem mais de dois milhões de passageiros, assim como o saneamento básico, reconhecido globalmente - ainda mais que a capital paranaense é referência mundial na separação de resíduos desde a criação do projeto de compra de lixo no final dos anos 80, em que a população trocava seus descartes por vale transporte. Segundo Lerner, “o lixeiro é o herói do meio ambiente”, e assim ele mostra sua preocupação com o futuro da natureza no próprio planeta.

Por outro lado, o fato do longa ser focado 90% na voz de Lerner faz com que sua figura seja enaltecida sem críticas, deixando de lado fatos como a tentativa de privatização da Companhia Paranense de Energia e a privatização das estradas do estado sem controle das tarifas das concessionárias. Também fazem falta questionamentos sobre algumas condenações na justiça dos últimos cinco anos, como a dispensa de licitações na construção de estradas e improbidade administrativa pelo pagamento de 40 milhões de reais em uma indenização por áreas desapropriadas em Cascavel, além da acusação do Ministério Público do Paraná, que pede na Justiça que o ex-governador devolva aos cofres públicos mais de 16 milhões de reais por publicidade ilegal, no ano em que tentou a reeleição para o cargo.

jaime-lerner

Ainda que pareça uma grande campanha eleitoral pelo enaltecimento de suas qualidades, o documentário fica melhor quando chega à sua intimidade, do relato emocionante sobre sua mulher Fani (falecida em 2009), sua paixão por arquitetura que começou com Oscar Niemeyer até finalmente encontrar seu ídolo e receber dele aquele que seria o melhor elogio da vida: “Lerner sabe das coisas”, além da grande amizade que estabeleceu com o cineasta Francis Ford Coppola – que, inclusive, dá um belo depoimento no longa. Entre outras pequenas e importantes participações estão Millôr Fernandes, Richard Rogers, João Filgueiras Lima, Alberto Dines, Washington Olivetto, Ziraldo e Chico Anysio. Simples e sem rodeios, o filme é um grande perfil do urbanista, que realmente merece reconhecimento por toda sua trajetória de vida. Uma bonita homenagem, que talvez pudesse ficar ainda melhor com um pouco mais de ousadia.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.
avatar

Últimos artigos deMatheus Bonez (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *