Crítica


6

Leitores


1 voto 10

Onde Assistir

Sinopse

Melhores amigas desde a infância, Jess e Milly compartilharam muitas coisas ao longo de suas vidas. Justamente quando Jess descobre estar grávida, após um exaustivo tratamento, Milly é diagnosticada com câncer de mama.

Crítica

Para se renovar, a cada ano que passa a indústria do cinema investe em novas sensações. Quando uma produção rende uma excelente bilheteria e boas críticas dentro de uma temática, os produtores começam a criar quase um novo gênero cinematográfico. Para não sair perdendo no jogo da máquina hollywoodiana, começam a surgir obras similares à mais bem sucedida. Já Estou Com Saudades, novo filme de Catherine Hardwicke, certamente pega carona na linha de A Culpa é das Estrelas (2014).

ja-sinto-saudades-papo-de-cinema-01

Jess (Drew Barrymore) e Milly (Toni Collette) são amigas inseparáveis desde a infância. Uma acompanhou e participou dos momentos mais importantes da vida da outra. Narrando a história, Jess parte do primeiro encontro até os dias atuais em um rápido flashback, retornando depois para a revelação de que Milly está com câncer de mama. Em paralelo, Jess está tentando engravidar. É o momento em que as possibilidades de vida e morte se apresentam. Hardwicke mostra os estágios de aceitação e do avanço da doença com certa propriedade e reitera que as temáticas centrais de sua filmografia continuam sendo a juventude, as mulheres e a amizade.

Um dos principais acertos da carreira de Hardwicke é sua capacidade de intercalar seus trabalhos em um cinema de estúdio (Crepúsculo, de 2008, por exemplo) e suas realizações mais autorais e independentes como Plush (2013) e Aos Treze (2003). Aqui, apesar da temática comum à filmografia da diretora, o roteiro ficou a cargo de Morwenna Banks, apresentando diálogos atuais, espertos e engraçados. Apesar de sempre carismática, Drew Barrymore perde muito em cena quando junto de Collette. E Hardwicke, sabendo da força dramática de Toni em cena, acaba aproveitando para Milly a vulnerabilidade de uma personagem apaixonante, repleta de imperfeições. Outro destaque é a participação de Jacqueline Bisset, como a mãe de Milly, que nos presenteia com um timing cômico excepcional.

00980-Miss You Already-Photo Nick Wall.NEF

Mesmo sem grandes novidades ou algo que torne Já Estou Com Saudades excepcional dentro desse nicho de produções que exploram doenças, o que Hardwicke e Banks dão aos seus personagens é uma boa dose de otimismo e dignidade. Funcionando muito bem com o público em geral pela sua carga emotiva, a realizadora se coloca como uma janela para um cinema cada vez mais feminino em que o centro de suas realizações não é conquistar o garoto.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é graduado em Cinema e Animação pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e mestrando em Estudos de Arte pela Universidade do Porto, em Portugal.
avatar

Últimos artigos deRenato Cabral (Ver Tudo)

Grade crítica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *