Crítica


4

Leitores


3 votos 7.4

Onde Assistir

Sinopse

Paul e Meryl estão tentando de tudo para salvar o casamento. Num dia que parecia como qualquer outro, eles testemunham um assassinato e são escondidos pelo programa de proteção a testemunhas.

Crítica

Marc Lawrence dirigiu, até hoje, apenas quatro produções. Todas são comédias românticas e contam com Hugh Grant como seu galã principal. O próprio ator já revelou se sentir mais à vontade com o gênero, não costumando fugir muito disto. Na terceira parceria da dupla, Cadê os Morgan?, ator e diretor dão um passo para trás em sua trajetória. O começo da parceria se deu no mediano Amor à Segunda Vista, em 2002. Mais simpático foi Letra e Música, em 2007. Não era uma obra prima, mas tinha ótimos momentos e um roteiro inventivo. Isso não se repete nesta produção, no entanto. Com poucos momentos realmente engraçados e com um casal com química praticamente inexistente, Cadê os Morgan? é um programa abaixo do mediano.

O roteiro é do próprio diretor e tem uma premissa não convencional para uma comédia romântica: casal em crise testemunha um assassinato e se vê obrigado a largar a cidade grande e partir para um fim de mundo, onde serão protegidos pelo FBI. Enquanto o assassino estiver à solta, as mordomias de Nova York ficarão distantes do casal, que terá de resolver seus problemas pessoais e ainda se esconder de um perigoso bandido. Hugh Grant e Sarah Jessica Parker formam este casal em crise, Paul e Meryl Morgan, enquanto o bandido é vivido por um Michael Kelly pré-House of Cards. De Nova York, a dupla é enviada para o pequeno vilarejo de Ray, em Wyoming, onde são hospedados pelo xerife da cidade, Clay (Sam Elliot) e sua esposa, a durona Emma Wheeler (Mary Steenburgen). Entre peripécias com ursos, passeios a cavalo e treinos de tiro ao alvo, os Morgan começarão a notar que os problemas que os faziam ficarem separados não parecem mais tão grandes. Principalmente com um assassino à solta em seu encalço.

Hugh Grant é um especialista em comédias românticas e o seu timing cômico é usualmente bem afiado. Mas neste caso, o ator demora em encontrar o tom para Tom Morgan. As melhores piadas são do personagem, apesar de serem em menor número que o desejado. Enquanto isso,Sarah Jessica Parker carrega de neuroses sua Meryl, uma pessoa que simplesmente não consegue ficar de boca fechada. Culpa do roteiro, por não ter incluso boas piadas para um personagem verborrágico, culpa da atriz, por demorar quase o filme todo para se encontrar no papel. A falta de química entre os dois é um ponto a ser ressaltado. É difícil imaginar que Paul e Meryl um dia foram casados e que ainda desejam, de alguma forma, se manterem unidos.

O contrário é verdadeiro ao apontarmos nossa atenção para Sam Elliot e Mary Steenburgen. A dupla faz um ótimo trabalho como coadjuvantes, convencendo como um casal e criando personagens realmente interessantes – mesmo que carreguem um clichê aqui e ali. Os bons momentos do filme têm um ou o outro envolvidos. Digno de nota também é a trilha musical, bastante beatle, com ótimas canções de George Harrison, Paul McCartney, Stevie Wonder (e sua ótima regravação de We Can Work it Out), entre outros.

Cadê os Morgan? tenta se sustentar com gags físicas, que nem sempre funcionam – a cena do urso não era engraçada no trailer e continua ruim no filme – e nas piadas de Hugh Grant, longe de ser infalíveis. Previsível, o longa-metragem de Marc Lawrence é um capítulo esquecível da filmografia de ambos. Válido apenas para entusiastas do gênero ou para fãs incondicionais de Sarah Jessica Parker e Hugh Grant.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.
avatar

Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)

Grade crítica

CríticoNota
Rodrigo de Oliveira
4
Alex Gonçalves
5
MÉDIA
4.5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *