Broadway Danny Rose

Crítica


8

Leitores


1 voto 8

Onde Assistir

Sinopse

Agente fracassado, Danny Rose tem a chance de mudar de sorte ao cuidar da carreira do cantor Lou Canova. Seu novo cliente, no entanto, acaba o colocando em várias enrascadas.

Crítica

Que Woody Allen gosta de se espelhar em seus papéis e retratar neuróticos, pessimistas e fracassados, isto não é novidade. O mais interessante de Broadway Danny Rose, um de seus filmes menos lembrados, é a maneira como a vida de seu protagonista (ou alterego) é contada: por meio de flashbacks evocados por amigos e conhecidos reunidos em um restaurante. O que nos dá uma nova perspectiva: afinal, ele é tão loser assim ou as fofocas aumentam (ou diminuem) os fatos?

20141213 broadway 01 e1418437665899

Afinal, o que torna Danny Rose (Allen) tão interessante para ser assunto de mesa? Ele é um agente da Broadway que sempre lança artistas que, em troca, o deixam na mão. Isto até encontrar Lou Canova (Nick Apollo Forte), cantor em decadência que pretende retomar o sucesso. Este é apaixonado por Tina Vitale (Mia Farrow), amante de um gângster. É claro que o próprio Rose também acaba se interessando pela mulher e a confusão só aumenta quando Lou pede que a amada seja levada ao seu show.

Já com maturidade suficiente no roteiro, na direção e na própria atuação, Allen entrega ao público um de seus melhores personagens. Rose é quase um anti-produtor de espetáculos, já que sua sensibilidade apurada e a preocupação com seus assessorados, a quem considera verdadeiros amigos, é muito maior que seu interesse por lucros e sucessos. Uma ótima sátira de que, para se dar bem na Broadway ou no show business em geral, é preciso vender a alma ao diabo. Caso contrário, o fracasso é iminente.

Porém, o grande destaque do longa é Mia Farrow, que está num papel muito diferente do normal. Ao invés das moças frágeis e delicadas que tanto fez ao longo de sua carreira (inclusive ao lado de Allen), sua Tina Vitale é a personagem mais forte da trama. Ex-mulher de um trambiqueiro, namorada de um mafioso e amante de um cantor, ela não leva desaforo pra casa. A interpretação é tão brilhante que foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical na época. Realmente, mais que merecido.

20141213 broadway 02 e1418437789242

Indicado ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original, Broadway Danny Rose ficou perdido no tempo, talvez por ter sido ofuscado por outras obras do mestre da neurose, especialmente Tiros na Broadway (1994), em que o diretor detalharia ainda mais a relação do teatro com a máfia. Porém, é um filme que merece ser redescoberto por tratar daquilo que é tão caro a Allen, sua neurose, de forma peculiar, quase diferenciando-se do restante de sua filmografia.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.
avatar

Últimos artigos deMatheus Bonez (Ver Tudo)

Grade crítica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *