Crítica


6

Leitores


5 votos 6.8

Onde Assistir

Sinopse

A cidade de Nova Iorque começa a ser afetada por estranhos fenômenos. Sombras que se deslocam rapidamente, criaturas que atacam à noite e outras coisas. Então, é chegada a hora de As Tartarugas Ninja entrarem em ação.

Crítica

Foram 14 anos sem os quelônios especialistas em artes marciais aparecem nos cinemas. Após o desastroso As Tartarugas Ninja 3 (1993), a franquia se encerrou, mas os produtores queriam os personagens de volta a todo custo. Foram anos de planejamento até chegarem à decisão mais sensata: fazer uma animação que remete ao clima mais sombrio dos quadrinhos originais, com muito bom humor e, é claro, voltar seus olhos para o público infanto-juvenil, mas sem esquecer os adultos. E então surgiu As Tartarugas Ninja: O Retorno (2007), o melhor filme da série.

A trama não esquece os acontecimentos ocorridos na trilogia original. Após a derrota do Destruidor, houve um hiato nas aventuras das tartarugas. Leonardo foi à América Central treinar nas selvas. Por outro lado, seus companheiros ficaram à deriva sem liderança. Apenas o rebelde Raphael parece ter um caminho próprio a seguir. Porém, um novo inimigo imortal renasce das cinzas e reúne novos membros para o Clã do Pé, que está mais forte do que nunca. Uma ótima desculpa para que as quatro tartarugas também voltem à ação com a ajuda da onipresente April O’Neil e seu parceiro Casey Jones.

A trama pode não ser das mais inovadoras, mas é bem desenvolvida e não duvida da inteligência do espectador. Os pequenos se divertem com as gags do quarteto (especialmente de Michelangelo, como sempre) e os mais velhos sentem a nostalgia do clima soturno, com alguns acontecimentos sérios ocorrendo, mesmo que tratados de forma leve. Também é interessante ressaltar o trabalho de dublagem, que reúne nomes como Patrick StewartSarah Michelle GellarChris Evans, Ziyi Zhang e Kevin Smith.

Contudo, o grande atrativo da animação é a técnica utilizada. O diretor e roteirista Kevin Munroe, autor de jogos como Freak Flyers, utiliza todo o seu talento no gênero para criar sequências que parecem saídas de um videogame. Os personagens são bem trabalhados graficamente, assim como os cenários, com um pezinho no anime, mas com aquele quê de Hollywood que não poderia faltar.

As Tartarugas Ninja: O Retorno é o filme que qualquer fã dos personagens merece, muito acima das produções realizadas anteriormente e, é claro, do longa que está em cartaz nos cinemas com o nome de Michael Bay por trás. É pura diversão que faz jus às histórias clássicas e à série televisiva que adentrou no imaginário infantil das décadas de 1980 e 1990. Um deleite para ninguém botar defeito.

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.
avatar

Últimos artigos deMatheus Bonez (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *