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Sinopse

Liza é uma imigrante russa casada com um malandro português. O filho deles decide parar de falar. Além de tudo isso, ela recebe a proposta de uma amiga para transformar sua casa num ponto de encontro de imigrantes. Procurado pela máfia russa, o ortopedista ucraniano Andrei se apaixona por Liza.

Crítica

América – Uma História Portuguesa acompanha a história de Liza (Chulpan Khamatova), uma imigrante russa que vive em uma cidade litorânea de Portugal. Casada com um português, Vítor (Fernando Luis), ela tem um filho que parou de falar. Vítor é um malandro que dá golpes em idosas, mas depois resolve começar um negócio de falsificação de passaportes, ao lado de outros comparsas, incluindo sua ex-mulher, uma espanhola.

A russa tem de cuidar de todos os afazeres da casa e da avó entrevada de Vítor. A partir da formação da quadrilha, a casa deles se torna o ponto de encontro dos criminosos e local de entrega dos falsos documentos, o que faz com que imigrantes ilegais de diversas nacionalidades passem a rondar o local diariamente. A vida de Liza fica cada vez mais oprimida, à medida que vai perdendo o espaço dentro da própria casa. Seu único consolo se torna um médico ucraniano que passa a alugar um anexo nos fundos do terreno e com quem desenvolve uma relação infiel.

Com direção de João Nuno Pinto, considerado uma revelação do cinema luso, este filme faz um amargo retrato de sua terra natal nos dias de hoje. Com a entrada do país na União Europeia, Portugal passou de país emigrante para porta de entrada na Europa de imigrantes ilegais que fogem de lugares ainda mais pobres, como países da extinta União Soviética ou da África.

Essa atua situação justifica a escolha do título, em alusão ao que Portugal estaria se tornando, a nova “América”. Definido pelo cineasta como um filme de “encalhados”, o que se torna visível em uma cena em que, após uma tormenta, um barco vai parar em cima da casa da família, esta produção consegue unir arte e denúncia social com talento e acidez.

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é Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, com ênfase nos Estudos Culturais. Formada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo pela UFRGS. Trabalha como repórter na área cultural no jornal Correio do Povo, em Porto Alegre.
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