Crítica
Leitores
Sinopse
Um casal de viajantes que compartilha suas experiências mundo afora na internet chega a um novo local e é recepcionado por uma nova anfitriã que pode lhe render visualizações. Mas ela não é quem aparenta ser.
Crítica
Há propostas atrativas em A Anfitriã. As mais destacadas se encontram na raridade do protagonismo feminino da trama slasher (subgênero de filmes com assassinos psicopatas) e, principalmente, numa espécie de exame pós-moderno dos trabalhadores das redes sociais, que aqui é capaz de inverter percepções ao longo da trama. Entretanto, embora haja magnetismo na construção da angústia no enredo, o efeito talvez fosse melhor com uma antagonista mais preparada para a amedrontadora missão.
Na história, o espectador é apresentado ao casal de influenciadores digitais Claire (Sara Canning) e Teddy (Osric Chau). Sua “influência” habita no universo das viagens documentadas. Ambos constroem relações de amizade com os hosts (donos das casas de aluguel) e avaliam os locais após as estadias. É fácil familiarizar-se, considerando que qualquer pessoa que possua rede social é apresentada diariamente a este tipo de profissional. Essa conexão é habilmente assentada pela direção de arte e figurino, que constroem o design desses criadores de conteúdo (?) surgidos no início da década de 2010. O trabalho de Teddy como “escada” para a “apresentadora” Claire, o chapéu folk de “aventureira chique” dela e as técnicas de edição para o melhor ângulo possível são alguns dos exemplos de ilustração.
Em curva descendente de visualizações e curtidas, a dupla se hospeda numa elegante casa de campo que, em suas visões, será o suficiente para reconquistar fãs e bom ranqueamento nas plataformas de vídeos. A luxuosa residência é propriedade de Rebecca (Gracie Gillam), que deixa clara suas inabilidades sociais - e tendências violentas - logo nos primeiros minutos de tela. Nesse contexto, o diretor, Brandon Christensen (Amizade Maldita, 2019), logra com a composição de antipatias, portanto, respeitando razões e proporções, não há “mocinhos”. Sendo assim, no combate entre o detestável e o aborrecível, que vença o pior.
Infelizmente, mesmo com a progressividade bem preparada até o terceiro ato, a constituição dos enfrentamentos desaponta, muito por exageros investidos pelo realizador na loucura de Rebecca, como se somente sua insanidade fosse absoluta para carregar o clima de pavor durante todo o longa. Mas a despeito destes excessos, é atraente observar como aquelas populares obviedades que as vítimas dos filmes de terror nunca percebem - o espectador sempre! - são dribladas pela excitação de Claire em “bombar” na web.
Sob o prisma do cinema de horror, a roda não é reinventada. Mas, ao menos, A Anfitriã serve como um bom objeto de estudo da era dos influencers a partir de uma perspectiva sinistra e envolvente, nos confrontando com questionamentos sobre limites éticos e consequências das escolhas motivadas pela busca da notoriedade virtual. Como resultado, temos a reimaginação da fábula grega O Jovem Pastor e o Lobo, de Esopo, adicionando camadas de tensão e suspense.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Mostra Bicentenário :: Porto Alegre celebra 200 anos da imigração alemã com programação especial gratuita - 11 de dezembro de 2024
- Sonic 3: O Filme :: Estrelas promovem blockbuster em visita ao Brasil - 11 de dezembro de 2024
- American Film Institute :: Entidade elege Top 10 filmes e séries de 2024 - 10 de dezembro de 2024
filme ruim e sem roteiro kkkkkkk casal bobo e assassina mais boba ainda 🤣🤣🤣🤦♂️🤦♂️🤦♂️ tosco demais...
Filme é bem fraco! Gracie faz uma interpretação brilhante de uma jovem sadica e louca , já os outros dois Principalmente o Rapaz são pessimos. Produção meia boca!