O mês de outubro já está na metade e falta pouco para o final do ano. Como acontece sempre na mesma época, é hora de começar a enxurrada de lançamentos no cinema (pelo menos nos EUA) com chances de concorrer ao Oscar. Um dos filmes mais comentados de 2011, A Árvore da Vida, de Terrence Malick, estreou bem antes desta nova leva, mas tem sérias chances em várias categorias, de ator (tanto para Brad Pitt quanto Sean Penn) quanto direção, roteiro, e é claro, melhor filme. Meia-Noite em Paris (acima), de Woody Allen, também pode concorrer, mas talvez em menos categorias, como roteiro original.

No entanto, dezenas de outros títulos que ainda estão por estrear prometem muito. Meryl Streep deve concorrer (e segundo especialistas em Oscar e cinema em geral, deve arrebatar) ao prêmio de melhor atriz pelo papel de ninguém mais, ninguém menos, do que ex-Primeira Ministra britânica Margaret Thatcher em A Dama de Ferro (ao lado). O filme tem lançamento previsto para 16 de dezembro (nos EUA). Outros personagens “reais” também podem dar prêmios a outros atores. Em Um Método Perigoso, o diretor David Cronnenberg apresenta o encontro de dois mestres da psicanálise, Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender), e seu envolvimento com a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley). Michael Fassbender, por sinal, merece um comentário à parte. Além de estar ótimo como Magneto em X-Men: Primeira Classe e fazer o papel de Jung no longa de Cronnenberg, ele também está sendo muito aplaudido pela atuação em Shame (ainda sem título em português), que rendeu a ele o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza deste ano.

Carnage (ainda sem título em português) é o novo de Roman Polanski e traz no elenco Jodie Foster, Kate Winslet, John C. Reilly e Christoph Waltz (ao lado). A comédia de humor negro é a adaptação de uma peça teatral e traz o quarteto interpretando dois casais que se encontram para discutir e resolver um caso de bullying protagonizado pelos filhos na escola. Pelo trailer já divulgado e os comentários, Jodie e Kate devem garantir mais indicações ao currículo. De outro cineasta polêmico (Lars von Trier), Melancolia pode render à primeira nomeação ao Oscar de Kirsten Dunst como atriz principal. Por falar em estreantes, Tom Hardy está cotado para concorrer à atuação principal pelo papel de boxeador (mais um) em Warrior.

E será que Ryan Gosling pode ganhar o troféu por Tudo pelo Poder (acima)? No filme dirigido e estrelado por George Clooney, Gosling interpreta um diretor de comunicação que tenta indicar um candidato democrata (Clooney) à Presidência dos EUA e acaba contaminado pelas sujeiras do universo político. Tilda Swinton pode ganhar uma indicação pelo papel na adaptação do livro Precisamos falar sobre Kevin, sobre uma mãe amargurada com a prisão do filho adolescente que matou 11 pessoas no colégio. Sem contar outros filmes que podem concorrer, como Minha Semana com Marilyn (com Michelle Williams no papel de Marilyn Monroe), The Lady (com a sumida Michelle Yeoh como a ativista e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi), e Gary Oldman como O Espião que Sabia Demais, entre outras surpresas. 2011 ainda não acabou. Mas quando o próximo ano começar, a briga promete ser acirrada nos cinemas.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.
avatar

Últimos artigos deMatheus Bonez (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *