Com um faturamento de R$ 13,2 milhões e um milhão de ingressos vendidos, Jogos Vorazes: Em Chamas (2013) superou expectativas da indústria e se firmou como uma das principais estreias da temporada nos cinemas brasileiros. Lançado no Brasil no último dia 15, antes de quaisquer outros países, o filme chega nesta sexta (22) aos Estados Unidos, onde deve quebrar recordes de bilheteria. As críticas positivas e a espera do público que já conhece a série deve ainda aumentar o buzz que transforma a produção numa das franquias juvenis de maior sucesso no mundo.

Pouco conhecido e de apelo comercial questionável, o violento Batalha Real (2000) ocupa algum canto obscuro de locadoras de grandes acervos. O terror japonês, que não poupa no exercício do sadismo e em banhos de sangue impressionantes, fala sobre um programa governamental que coloca jovens para batalhar numa arena até que apenas um deles permaneça vivo. Alguma semelhança com a série literária de Suzanne Collins?

Curiosamente, não é só na premissa que podemos relacionar os dois filmes supracitados. Seis pontos de ligação unem Jogos Vorazes: Em Chamas a Batalha Real, confira!

 

1. Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)

A sequência da saga literária que se tornou sucesso logo em seu primeiro capítulo cinematográfico arrebata audiências pelo Brasil desde sua estreia na última semana, quando se tornou o filme mais visto no país, com mais de um milhão de ingressos vendidos. O feito deve se repetir em escala global e reiterar o talento de seus protagonistas: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth. No elenco primoroso de Jogos Vorazes: Em Chamas (2013) também se destaca o intérprete do ambíguo Plutarch Heavensbee, o grande Philip Seymour Hoffman.

2. Missão Impossível 3 (2006)

Não é a primeira vez que Philip Seymour Hoffman encara o principal vilão de uma franquia de sucesso. Antagonista de Tom Cruise em Missão Impossível 3, o ator recebeu copiosos elogios por sua incursão pelo mainstream num papel bastante diferente daqueles personagens excêntricos que parecia acostumado a interpretar. As críticas favoráveis ao filme também eram direcionadas para o responsável pela reinvenção da série que parecia fadada ao fracasso, o diretor J.J. Abrahams.

3. Super 8 (2011)

Depois de dar mostras de seu talento e criatividade nas séries televisivas Alias (2001-2005) e Lost (2004-2010), J.J. Abrams migrou para o cinema e já se envolveu com as séries de Missão Impossível, Star Trek e Star Wars. No entanto, foi seu Super 8 (2011) que cativou uma plateia pela nostalgia de uma aventura com clima oitentista repleta de bons atores juvenis, onde destacam-se Elle Fanning, Joel Courtney, Riley Griffiths e Gabriel Basso.

4. The Kings of Summer (2013)

No mesmo clima de aventura juvenil de Super 8, desta vez mais voltado ao drama que ao suspense e ficção, Gabriel Basso protagonizou o feel good movie The Kings of Summer (2013), que infelizmente ainda não tem previsão de lançamento para o Brasil. No filme, três amigos rebelam-se contra seus pais e códigos comuns da adolescência para viver numa cabana no meio do nada. Ao lado de Basso, completam o carismático trio Nick Robinson, e, como o impagável Biaggio, Moises Arias.

5. O Mundo dos Pequeninos (2010)

Nesta animação do estúdio Ghibli apresentada ao ocidente pela Walt Disney, Moises Arias dubla o personagem Spiller, que descobre uma família em miniatura vivendo num esconderijo em sua casa de campo. Baseado no best-seller The Borrowers, de Mary Norton, o filme foi realizado num processo tradicional de animação com a qualidade do estúdio responsável pelos filmes do icônico Hayao Miyazaki. No Japão, país de origem do filme, o dublador de Spiller é o astro Tatsuya Fujiwara.

6. Batalha Real (2000)

Desconhecido de grande parte da população ocidental, Tatsuya Fujiwara é um astro popular no Japão, onde é reconhecido principalmente por estrelar a adaptação cinematográfica do cultuado mangá Death Note. No violento Batalha Real, ele interpreta um dos alunos de uma escola aparentemente convencional enviados para a sangrenta batalha que dá título ao filme, organizada por uma iniciativa do governo como forma de repressão social. Qualquer semelhança com a série Jogos Vorazes pode não ser mera coincidência…

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Graduado em Publicidade e Propaganda, coordena a Unidade de Cinema e Vídeo de Caxias do Sul, programa a Sala de Cinema Ulysses Geremia e integra a Comissão de Cinema e Vídeo do Financiarte.
avatar

Últimos artigos deConrado Heoli (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *