

Preta Gil
- Preta Maria Gadelha Gil Moreira
- 8 de agosto, 1974
- Rio de Janeiro, RJ, Brasil
- 20 de julho, 2025
- Nova York, NY, EUA
- Brasileira
- filha do cantor Gilberto Gil. Mãe do músico Fran
- Atriz, Cantora, Apresentadora
Biografia
Nascida no Rio de Janeiro, Preta Gil iniciou a carreira nos bastidores, como produtora de videoclipes para artistas como Ivete Sangalo e Marina Lima. Em 2003, lançou seu primeiro álbum, Prêt-à-Porter, marcado por uma capa polêmica que chamou mais atenção que as músicas. Ao longo dos anos 2000, estabeleceu seu nome como cantora. Um de seus maiores sucessos foi “Sinais de Fogo”.
No cinema e na TV, teve presença constante, ainda que espaçada. Estreou como atriz em 2003 no premiado longa O Homem do Ano, com Murilo Benício, e, no mesmo ano, entrou para o elenco da novela Agora É Que São Elas, da Globo. Seguiram-se participações em produções como Caminhos do Coração (2007), Billi Pig (2012), Vai que Cola (2015) e Crô em Família (2018). Sem abandonar a veia comunicadora, também apresentou programas como Caixa Preta, na Band, e Vai e Vem, no GNT.
Preta Gil faleceu em 2025, aos 50 anos, em Nova York, durante tratamento contra um câncer no intestino. Filha de Gilberto Gil, ela deixou um legado de irreverência e representatividade, além de um filho, o músico Fran, de seu casamento com Otávio Müller.