Josh Safdie

  • Joshua Henry Safdie
  • 3 de abril, 1984
  • Nova York, NY, EUA
  • Estadunidense
  • irmão do cineasta Benny Safdie. Marido da produtora Sara Rossein (desde 2018)
  • Diretor, Roteirista, Produtor, Diretor de Fotografia, Montador

Biografia

Nascido em Nova York, EUA, Josh Safdie cresceu em um ambiente culturalmente diverso, filho de Amy e Alberto Safdie. Após o divórcio dos pais, dividiu a infância entre o Queens e Manhattan, experiência urbana fragmentada que mais tarde se refletiria no seu cinema. Estudou na Columbia Grammar & Preparatory School e formou-se em Comunicação pela Universidade de Boston, em 2007. Estreou como diretor em O Prazer de Ser Roubado (2008). 

Em seguida, ao lado do irmão Benny, construiu uma das filmografias mais reconhecíveis do cinema independente americano do século XXI. A estreia em longa veio com Traga-me Alecrim (2009), exibido em Cannes, seguida pelo documentário Lenny Cooke (2013), apresentado em Tribeca, e por Amor, Drogas e Nova York (2014), lançado em Veneza. A consagração internacional chegou com Bom Comportamento (2017), selecionado para a competição oficial de Cannes, e foi ampliada com Joias Brutas (2019). Tais projetos consolidaram estética frenética e urbana.

Em carreira solo, Josh deu um passo decisivo com Marty Supreme (2025), drama estrelado por Timothée Chalamet. O filme marcou sua afirmação definitiva como autor independente do trabalho em dupla e coroou sua trajetória ao lhe render quatro indicações ao Oscar 2026.