Não restam dúvidas que os drive-ins constituem um ramo em declínio nos Estados Unidos. Durante os anos 1950, o país chegou a ter 5.000 cinemas drive-in. Hoje, restam apenas 300. Mesmo assim, este formato encontra um inesperado apelo em 2020 devido à pandemia de coronavírus, tornando-se um meio seguro de assistir aos filmes na tela grande.

O terror independente The Wretched (2019), dirigido por Brett Pierce e Drew T. Pierce, foi lançado na última sexta-feira em onze drive-ins do circuito The Mission Tiki, arrecadando cerca de US$70 mil. Em um fim de semana normal, o resultado sequer seria suficiente para colocá-lo entre as 50 maiores bilheterias. No entanto, durante o fechamento dos cinemas tradicionais, The Wretched se torna oficialmente o maior sucesso nacional da semana, visto que os grandes estúdios (a exemplo da Universal, que está exibindo Trolls 2, 2020, em drive-ins) não estão reportando o faturamento durante a pandemia.

 

The Wretched (2019)

 

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A pré-estreia em Montclair, Califórnia, contou com a presença do elenco, cujos rostos estavam cobertos com máscaras. Cada um assistiu dentro de seu carro à história de um adolescente cuja estranha vizinha se revela uma bruxa milenar. Para os artistas, esta constitui uma oportunidade única, conforme entrevista concedida à Variety. Segundo a atriz Azie Tesfai (de Jane the Virgin),

“Esta noite eu percebi o quanto sentia falta de ir ao cinema. É uma experiência diferente assistir na tela grande com outras pessoas… bom, mais ou menos com outras pessoas. Eu conseguia ouvir gritos nos carros ao lado, o que foi divertido, estranho e diferente. Quando você está dentro de um carro à noite, num estacionamento, e escuta gritos no carro ao lado, isso é assustador em si mesmo”.

O Mission Tiki também exibe outros filmes independentes, a exemplo de A Verdadeira História de Ned Kelly (2019), que tem lançamento garantido no Brasil. Outra produção independente em cartaz é o drama de época Resistance (2020), estrelado por Jesse Eisenberg. O filme está disponível há cinco semanas ininterruptas em uma única sala, de acordo com o Box Office Mojo.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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