Na última segunda-feira (27) faleceu o diretor de fotografia Andrew Lesnie, vítima de um ataque cardíaco, aos 59 anos. Lesnie trabalhou por mais de 40 anos com cinema, participando da equipe dos filmes da saga O Senhor dos Anéis e da trilogia O Hobbit. Em 2002, pelo primeiro filme da franquia, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), foi premiado no Oscar como Melhor Fotografia.

Ainda com Peter Jackson, esteve por trás de King Kong (2005) e Um Olhar do Paraíso (2009). Além do trabalho nos filmes inspirados nas histórias de J.R.R. Tolkien, esteve envolvido em outras produções de sucesso, como Eu sou a Lenda (2007), estrelada por Will Smith, e Planeta dos Macacos: A Origem (2011).

Lesnie começou sua carreira como assistente de câmera no terror Patrick (1978), dirigido por Richard Franklin. Já havia feito sua estreia como diretor de fotografia quando foi chamado para a função na comédia familiar Babe: O Porquinho Atrapalhado (1995), e foi esse filme que chamou a atenção de Peter Jackson quando estava compondo a equipe para a trilogia O Senhor dos Anéis.

Com seus mais de 60 trabalhos no cinema e na TV, acumulava diversos prêmios importantes, a exemplo do BAFTA por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), prêmio ao qual já havia sido indicado pelos dois primeiros da franquia. Seu último filme foi com Russell Crowe, em Promessas de Guerra (2014). Ele deixa a esposa e dois filhos.

(Fonte: Variety)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *