Sophia Loren

  • Sofia Villani Scicolone
  • 20 de setembro, 1934
  • Roma, Itália
  • Italiana
  • Viúva do produtor italiano Carlo Ponti.
  • Atriz

Biografia

Nascida na Itália pré-Segunda Guerra Mundial, não teve a figura paterna presente e viveu uma infância cinzenta na Roma de Mussolini. Quando tinha 14 anos, se inscreveu para um concurso de beleza, tendo ficado entre as finalistas, o que chamou a atenção do produtor de cinema, Carlo Ponti, homem 22 anos mais velho do que ela e com quem viria a se casar. Através dele, a então nomeada Sofia Lazzaro – porque diziam que sua beleza teria ressuscitado Lázaro dos mortos - conseguiu suas primeiras participações na rica indústria cinematográfica da Itália pós-guerra. Depois de interpretar alguns papeis principais, ela já estava indo para os Estados Unidos participar de produções de Hollywood, onde focou sua carreira até o começo dos anos 1960.

Durante sua estadia em solo americano rejeitou um pedido de casamento do astro Cary Grant, 31 anos mais velho, com quem tinha contracenado. Ainda neste período, Loren pode dividir a tela com figuras como Paul Newman, Marlon Brando, Gregory Peck e Charlton Heston. Ao longo de sua carreira também teve oportunidades de trabalhar sob a direção ou ao lado de outras figuras de renome, como Vittorio De Sica, Richard Burton, Clark Gable, Henry Hathaway, Anthony Quinn, John Wayne, Petter Sellers, Marcello Mastroianni, John Cassavetes, Max von Sydow e Frank Sinatra.

Premiada – ganhou um Oscar de Melhor Atriz já em 1962 - e em constante viagem sobre o Atlântico, construiu uma filmografia muito diversa tanto na América quanto na Europa, sempre em papéis de destaque junto a grandes nomes. O que lhe garantiu receber um Oscar especial em 1991 por sua trajetória, sendo declarada como um dos tesouros do cinema mundial. Depois do nascimento dos filhos, passou a se dedicar mais a família, e da década de 1970 em diante diminui bastante seu ritmo de trabalho. Seu marido, Carlo Ponti, faleceu em 2007, e o último filme em Hollywood do qual participou foi Nine (2009), ao lado de Daniel Day-Lewis. Hoje diz preferir uma vida mais tranquila, pois o showbusiness é o que ela faz, não o que ela é.