INDICADOS:

 

A categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo do Oscar, vez que outra, apresenta alguns filmes que passariam longe do prêmio da Academia. Quem lembra das indicações dos sofríveis A Cela (2000), Click (2006) ou Norbit (2007)? A excelência na maquiagem os fizeram figurar na festa da Academia. O mesmo acontece este ano, quando o mediano O Cavaleiro Solitário e o duvidoso Vovô sem Vergonha aparecem como postulantes a uma estatueta dourada. A falta de força dos concorrentes ajuda, certamente, o principal nome da lista, Clube de Compras Dallas. Afinal de contas, por melhor que seja a maquiagem de Vovô Sem Vergonha, quantos votantes devem ter assistido ao filme? Com exceção de Joel Harlow, indicado por O Cavaleiro Solitário, e que já recebeu o prêmio por seu trabalho em Star Trek (2009), todos os demais são estreantes no Oscar. Quem será que leva o prêmio para casa?

 

FAVORITO: Clube de Compras Dallas
Além de perderem peso para encarnarem seus personagens, Matthew McConaughey e, principalmente, Jared Leto construíram seus Ron Woodroof e Rayon junto do departamento de maquiagem. A interpretação de ambos é magistral, digna de prêmios (que deverão vir neste Oscar), mas sem a ajuda da maquiagem, não teríamos o mesmo resultado. No Sindicato de maquiadores e cabelereiros, o longa-metragem recebeu o prêmio na categoria Filme de Época, o que o deixa mais próximo da estatueta dourada.

 

TORCIDA: Clube de Compras Dallas
Não poderia ser outro. Se esta estatueta se confirmar, assim como as de McConaughey e Leto, o longa-metragem conquistaria metade das seis indicações em que foi lembrado pela Academia. Louros muito justos para um interessante retrato da luta de um homem por sua vida – e das mudanças que acontecem com o sujeito quando a morte se apresenta tão próxima.

 

AZARÃO: Vovô Sem Vergonha
O filme dos realizadores de Jackass se apóia completamente na maquiagem para funcionar e, talvez por isso, possa surpreender na festa da Academia. Johnny Knoxville está irreconhecível como o velhinho que passa pelas situações mais constrangedoras para devolver seu neto ao irresponsável pai. Vovô Sem Vergonha também levou prêmio do Sindicato, na categoria Melhores Efeitos de Maquiagem. Portanto, corre por fora.

 

ESQUECIDO: Trapaça
Foram 10 indicações ao longa-metragem de David O. Russell – algumas exageradas, inclusive – mas em uma categoria em que o filme realmente chama a atenção, Trapaça acabou sendo esquecido. Durante o Globo de Ouro, Tina Fey brincou que o nome original do longa seria Explosão na Fábrica de Perucas, tamanho o destaque dado aos cabelos dos atores em cena. O filme venceu o BAFTA nesta categoria, além de ter recebido o prêmio do Sindicato de Melhor Penteado em Filme de época.

 

Tudo sobre todos os indicados ao maior prêmio do cinema mundial você confere no Especial Oscar 2014!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.
avatar

Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *