Não, caro leitor, esse não é título de filme dos Trapalhões ou mais uma sequência para o bem sucedido Tropa de Elite, que por sinal já gerou uma continuação ainda mais explosiva. Mas é meramente a explicação para o que está acontecendo aqui nos Estados Unidos. Depois de uma excelente recepção no Festival de Sundance desse ano, Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro finalmente ganhou uma distribuidora para os Estados Unidos e Canadá e estreia em circuito nacional no próximo dia onze de novembro.

O filme, que pode ser visto independentemente de sua primeira parte, tem recebido uma resposta dos críticos ainda melhor que o seu original, quebrando assim o estereótipo de que sequências geralmente não conseguem atingir as expectativas geradas em comparação com seus episódios anteriores. Em grande parte, esse filme é bem sucedido justamente por se desligar do primeiro Tropa, ou seja, tem uma trama e um arco individual. Este filme não depende do primeiro para existir, e por isso consegue envolver o expectador desde o começo, sem preocupações.

Aqui em terra estrangeira a obra ganhou um segundo título – The Enemy Within – e foi incluído pela Apple em sua app de trailers, bem como em seu site dedicado exclusivamente ao assunto, um dos mais acessados aqui na América do Norte. A tal app para iPad e iPhone é também uma das campeãs de downloads pelos seus usuários, ou seja, a visibilidade do filme antes de seu lançamento aumentou ainda mais.

Adicione isso à simpatia que os críticos americanos tem pelo diretor José Padilha e você tem uma fórmula de sucesso. Mesmo o Tropa de Elite original, que nunca chegou a ter um lançamento massivo nos cinemas americanos, teve uma boa resposta dos críticos, recebendo inclusive quatro estrelas e meia do peso-pesado New York Times; bem, sua sequência não vai muito longe, e os poucos críticos que já o assistiram comentam que é um dos melhores do ano. Dizem que não é apenas um longa policial, mas é um inteligente suspense com muita intriga, recheado de ação de excelente qualidade.

Nos Estados Unidos o que funciona é o boca a boca quando o assunto é cinema. Não importa quanto um estúdio quer gastar em marketing. Se um filme não é bem quisto pelo público, é certo que não vai ser bem sucedido e obter o resultado esperado nas bilheterias. Sem apoio dos críticos, então, menos ainda.

Agora, quando o assunto é cinema estrangeiro, esse é um país que assimila o produto de outras línguas com muita facilidade hoje em dia, ainda mais se é um produto de qualidade apoiado pelos críticos. Então todos irão querer assistir, pelo menos por curiosidade. Adicione à isso o fato de que esse segundo Tropa de Elite está sendo divulgado como o filme de maior faturamento na história do cinema brasileiro, tendo gerado ainda mais lucros nas bilheterias nacionais que o fenômeno mundial Avatar. Pronto, não há um cidadão americano que não vá querer correr pro cinema pra assistir. Ou seja, o filme pode não estrear bem, mas com certeza vai ganhar força através das semanas seguintes.

Foi assim com Um Sonho Possível: Sandra Bullock disse repetidas vezes em entrevistas que depois de ter a data de lançamento de seu flme empurrada pra frente diversas vezes por insegurança dos distribuidores em relação à força do projeto, finalmente lhe deram a data de estréia no mesmo dia do lançamento da segunda parte da saga Crepúsculo, Lua Nova. A atriz disse que não poderia ter ficado mais decepcionada e preocupada, acreditando que não teria retorno nenhum em um longa em que tinham colocado tanto amor pra que fosse feito. Pois bem, o que eles não esperavam é que a tal sequência de Crepúsculo recebesse críticas tão negativas e que depois dos primeiros dias em cartaz o boca a boca negativo pro filme se espalhasse tão rápido, fazendo com que fosse derrubado nas bilheterias na semana seguinte por ninguém menos que Um Sonho Possível. Este, por sua vez, de cara recebeu críticas excelentes e teve uma repercussão tão espetacular que a mídia inteira abraçou a história familiar, o que acabou gerando uma campanha de marketing gratuita melhor que qualquer estúdio poderia ter imaginado ou planejado.

O público americano é muito crítico. São apaixonados pelo cinema, e esta é uma das coisas que o país deles faz de melhor e eles sempre têm uma opinião sobre o assunto, seja ela boa ou ruim. E não há dúvida que se estão recebendo produto importado em seu território, então irão querer ter certeza que seja da melhor qualidade possível.

Foi assim com Orfeu Negro – até hoje referência de cinema de qualidade – ou Central do Brasil. Neste último, por exemplo, a repercussão foi tão grande que até hoje não há uma pessoa nos Estados Unidos que não lembre da atuação de Fernanda Montenegro. É tudo que se comenta quando se fala em Cinema Brasileiro.

Fica aqui, então, o desejo de que o novo Tropa de Elite se beneficie da regra do boca a boca em um final de semana com estréias de Adam Sandler e na cola de Ben Stiller e Eddie Murphy, nomes estabelecidos nesse país e que movimentam bilheterias como água movimenta moinho. E tudo isso em um mês que é considerado um dos melhores e mais importantes pra lançamentos cinematográficos por aqui. Independente disso, Tropa de Elite 2 tem todas as oportunidades pra estourar também em terra estrangeira.

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Jornalista, trabalha na indústria da moda e entretenimento. Após experiências em renomadas agências internacionais como Ford Models e Marilyn Agency, atualmente está na Elite Models, em Nova York, Estados Unidos. Como jornalista produziu matérias de capa para revistas como Vogue, L'Officiel, Empório e Spezzato e para o site de estilo de vida brasileiro IG Gente. Aqui o autor pretende mostrar o seu ponto de vista sobre o que acontece no mundo da sétima arte em terra estrangeira.
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