A Sessão da Tarde desta terça-feira, 30 de dezembro (Rede Globo, 15h35min), irá exibir a premiada animação Soul: Uma Aventura com Alma (2020), da Pixar. Vencedor dos Oscars de Melhor Longa de Animação e de Melhor Trilha Sonora Original, o filme conquistou o público ao unir existencialismo, música e um visual hipnotizante. Mas o que poucos sabem é que a trilha do longa promoveu o encontro de dois universos musicais improváveis: o jazz sofisticado com o som eletrônico experimental. Siga o fio e saiba mais!
SESSÃO DA TARDE :: SOUL: UMA AVENTURA COM ALMA
Na Sessão da Tarde, por meio da trama de Soul: Uma Aventura com Alma o público é convidado a acompanhar a vida de Joe Gardner, um pianista e professor de música que sonha em se tornar uma estrela do jazz. Quando finalmente surge sua grande chance, um acidente o transporta para o “Pré-Vida”, uma dimensão onde as almas descobrem seus propósitos antes de nascer. É ali que Joe conhece a alma 22 e, juntos, embarcam numa jornada que desafia certezas e redefine o que significa “viver de verdade”.
SOUL: UMA AVENTURA COM ALMA :: TRIO DE OURO
Além de emocionar com sua história sensível e questionadora, Soul: Uma Aventura com Alma marca uma colaboração inédita no cinema: a trilha sonora é dividida entre Jon Batiste, que compôs os temas jazzísticos de Joe, e a dupla Trent Reznor e Atticus Ross, vencedores do Oscar por A Rede Social (2010), que criaram as atmosferas sonoras do mundo espiritual. O contraste entre os estilos deu ao filme um caráter único e rendeu ao trio o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

SOUL: UMA AVENTURA COM ALMA :: CONTINUAÇÃO E TOQUE BRASILEIRO
Lançado direto no Disney+ durante a pandemia, Soul: Uma Aventura com Alma também foi o primeiro longa da Pixar com um protagonista negro e se consolidou como uma das produções mais adultas e filosóficas do estúdio. Com sua trilha arrebatadora e uma reflexão sensível sobre propósito e autodescoberta, é o tipo de filme que toca fundo – tanto no coração quanto nos ouvidos. Ah, e uma curiosidade: o filme fez tanto sucesso que, um ano depois, ganhou uma prequel, ou spin-off: o curta 22 Contra a Terra (2021), que narra uma aventura da alma 22 antes dela conhecer Joe Gardner.
Na direção de Soul: Uma Aventura com Alma estão dois nomes em alta em Hollywood. Pete Docter possui outros dois Oscars no currículo: ganhou como Melhor Longa de Animação também por Up: Altas Aventuras (2009) e por Divertida Mente (2015). Ao todo ele soma inacreditáveis nove indicações ao maior prêmio do cinema mundial. Já Kemp Powers foi indicado à premiação da Academia por Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023), e antes disso havia sido responsável pela história de Uma Noite em Miami (2020), pelo qual foi indicado na categoria de Roteiro Adaptado. Já entre os dubladores na versão original estão astros consagrados como Jamie Foxx, Tina Fey, Angela Bassett e até a brasileira Alice Braga!
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Sessão da Tarde :: Você sabia que Soul: Uma Aventura com Alma, filme desta terça (30/12), ganhou uma continuação inédita nos cinemas? - 29 de dezembro de 2025
- Retrô 2025 :: Os Melhores Filmes do Ano - 29 de dezembro de 2025
- Grade Crítica :: Críticos Participantes - 29 de dezembro de 2025

Deixe um comentário