Sessão da Tarde :: Conheça a história real que inspirou Pureza, filme de hoje (07/5)

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Nesta quarta-feira, 07, a Sessão da Tarde exibirá um drama nacional que promete emocionar o público com uma história de coragem, persistência e amor incondicional. Baseado em fatos, Pureza traz à tona uma trajetória comovente vivida por uma mulher simples do Maranhão, que se transformou em um símbolo de resistência social no Brasil. Siga o fio e saiba mais!

SESSÃO DA TARDE: PUREZA

Na Sessão da Tarde, Pureza (Dira Paes) é uma mãe do interior do Maranhão que parte em busca de seu filho desaparecido após ele sair em busca de trabalho na região Norte do Brasil. Durante sua travessia por fazendas no Pará, ela descobre um cenário alarmante de trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão.

LEIA MAIS
Pureza :: Entrevista com Dira Paes (Exclusivo)

PUREZA: A HISTÓRIA REAL

Pureza Lopes Loyola era uma trabalhadora rural e mãe de três filhos que viu sua vida mudar completamente em 1993, quando seu filho mais velho, Abel, deixou o Maranhão rumo ao Pará em busca de emprego. Sem receber notícias dele por meses, Pureza decidiu embarcar em uma busca solitária por respostas, uma decisão que a colocaria em rota direta com uma das chagas sociais mais persistentes do Brasil: o trabalho escravo contemporâneo.

Sessão da Tarde: Dona Pureza

Durante sua peregrinação por fazendas na região Norte, Pureza se deparou com condições de trabalho degradantes, ameaças e tentativas de silenciamento. Mesmo assim, ela documentou o que viu, denunciou autoridades locais e levou o caso até Brasília, enfrentando o descrédito e a burocracia. Suas denúncias, respaldadas por investigações posteriores, revelaram a existência de trabalho forçado e degradante em diversas fazendas da região amazônica, chocando o país e mobilizando o Ministério do Trabalho.

Sessão da Tarde: Dira Paes de Dona Pureza

A repercussão de sua denúncia foi tão significativa que, em 1995, o governo brasileiro criou o Grupo Especial de Fiscalização Móvel, uma força-tarefa até hoje ativa no combate ao trabalho escravo. A atuação de Pureza foi reconhecida internacionalmente: em 1997, ela recebeu o prestigioso Prêmio Anti-Escravidão, concedido pela organização britânica Anti-Slavery International. E mais recentemente, em 2023, foi homenageada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos com o título de Heroína do Combate ao Tráfico de Pessoas.

Gostou do conteúdo sobre a Sessão da Tarde? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br