20250416 o ceu e de verdade 2014 papo de cinema 800

Um projeto com bases fincadas em experiências religiosas invade a Sessão da Tarde desta quarta-feira, 16. Trata-se de O Céu é de Verdade, filme que foi sucesso de bilheteria em 2014, arrecadando US$ 101,9 milhões em bilheteria mundial, a partir de US$ 12 milhões de orçamento. Mas você sabia que a obra, que conta com Greg Kinnear, Kelly Reilly, Thomas Haden Church e Margo Martindale, gerou debate curioso na época de seu lançamento? Siga o fio e saiba mais sobre a polêmica do “milagre infantil”!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)

SESSÃO DA TARDE: O CÉU É DE VERDADE

Na Sessão da Tarde de hoje, um menino de três anos, após quase morrer ao realizar uma cirurgia de emergência, afirma ter sido levado ao céu e se encontrado com Jesus. A princípio seus pais não acreditam, mas quando ele começa a contar histórias e falar sobre pessoas que não conhecia, começam a suspeitar que possa ser verdade.

O CÉU É DE VERDADE: O “MILAGRE INFANTIL”

Acontece que O Céu é de Verdade se baseia no best-seller homônimo que narra a história real de Colton Burpo, um menino de quatro anos que teria visitado o céu durante uma cirurgia de emergência. A narrativa comoveu milhões, mas também gerou controvérsia: seria o relato uma revelação espiritual ou apenas um fenômeno neurológico? A história publicada por Todd Burpo, pai de Colton e pastor evangélico, provocou debate intenso entre religiosos, cientistas e céticos logo após o lançamento do livro, em 2010, e do filme, em 2014.

Sessão da Tarde: O Céu é de Verdade
Sessão da Tarde: O Céu é de Verdade

Especialistas em neurociência e psicologia começaram a se pronunciar publicamente. “As experiências de quase-morte podem parecer profundamente espirituais, mas há explicações neurológicas bastante sólidas para muitos dos relatos”, afirmou Kevin Nelson, neurologista da Universidade de Kentucky e estudioso de estados alterados de consciência, em entrevista ao The Guardian, em 2011. Ele citou hipóxia cerebral (falta de oxigênio no cérebro), padrões de sonho lúcido e dissociação como possíveis causas de visões como as descritas por Colton.

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

A discussão ganhou um novo capítulo em 2015, quando outro livro, O Menino que Voltou do Céu, foi formalmente desmentido pelo próprio autor mirim, Alex Malarkey. Ele afirmou que havia inventado toda a história de sua suposta experiência celestial após um acidente de carro. A retratação pública levantou dúvidas sobre outros casos semelhantes, incluindo o de Colton Burpo – embora este, até hoje, mantenha a veracidade de seu relato. A editora Tyndale House chegou a retirar o livro de Malarkey do mercado após a polêmica.

LEIA MAIS
Sessão da Tarde :: Contos do Caçador de Sombras, (15/04), é inspirado no folclore chinês
Sessão da Tarde :: Conheça a história real por trás de McFarland dos EUA, (14/04)
Sessão da Tarde :: Meu Amigo, o Dragão, (11/04), é remake da Disney. Veja o que mudou!

Apesar da controvérsia, O Céu é de Verdade seguiu tocando o público ao abordar questões como fé, luto, espiritualidade e o mistério da vida após a morte. A história de Colton Burpo permanece um símbolo de esperança para muitos e, ao mesmo tempo, um exemplo de como o cinema pode amplificar debates profundos entre ciência e religião.

Sessão da Tarde: O Céu é de Verdade
Sessão da Tarde: O Céu é de Verdade

Gostou do conteúdo sobre a Sessão da Tarde? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo: 

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *