20250310 o odio que voce semeia papo de cinema 800

A Sessão da Tarde contará com um elogiado drama nesta terça-feira, 14. Hoje a Rede Globo exibirá O Ódio que Você Semeia, filme lançado em 2018 e que se destacou na temporada de premiações. Mas você sabia que a trama, que aborda questões de racismo, violência policial e justiça social, passou a ser utilizada em salas de aula?

SESSÃO DA TARDE: O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA

SINOPSE

Na Sessão da Tarde, estrelada por Amandla Stenberg, Regina Hall, Anthony Mackie, Common, Issa Rae e Sabrina Carpenter, Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

USO PEDAGÓGICO

O Ódio que Você Semeia (2018), baseado no romance de Angie Thomas, lançado em 2017, tem sido amplamente utilizado como ferramenta educacional. Sua narrativa oferece aos educadores uma oportunidade de engajar estudantes em discussões críticas sobre desigualdades raciais e os desafios enfrentados por comunidades marginalizadas. Diversas instituições de ensino incorporaram o filme e o livro em seus currículos. Em 2016, por exemplo, o longa foi tema de uma questão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Sessão da Tarde: O Ódio que Você Semeia
Sessão da Tarde: O Ódio que Você Semeia

No campo dos artigos científicos, o educador Lucas Felpi, em tese publicada no RedPop, destacou que o filme “trata a violência policial contra a população negra e a manipulação midiática que frequentemente segue esses eventos, tornando-se relevante para discussões acadêmicas e redações de vestibulares”.

Sessão da Tarde: O Ódio que Você Semeia
Sessão da Tarde: O Ódio que Você Semeia

Já o quarteto Francisca Missinara Silva Ferreira, Mayra Cristina Lopes da Silva, Ana Catarina Evaristo Oliveira e Anísia Maria Ribeiro Melo, no texto Intersemiose e Diálogo Social, discutem a importância da educação contemporânea no contexto de desafios sociais e culturais tendo O Ódio que Você Semeia como objeto de estudo. A dissertação envolve a “criação de novos sistemas de signos verbais e não-verbais a partir do estudo do longa“.

Sessão da Tarde: O Ódio que Você Semeia
Sessão da Tarde: O Ódio que Você Semeia

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *