20210827 salamandra papo de cinema

O filme brasileiro Salamandra (2021) terá a honra de fazer sua estreia mundial no Festival de Veneza. Selecionado para a Semana da Crítica – uma das mostras paralelas mais importantes do evento italiano –, o primeiro longa-metragem do cineasta Alex Carvalho será exibido à imprensa no dia 03 de setembro e nos dois dias seguintes terá sessões abertas ao público que circula pelo Lido. A produção entre Brasil, França e Alemanha é protagonizada pela francesa Marina Föis (Catherine) e pelo brasileiro Maicon Rodrigues (Gilberto). As filmagens aconteceram na cidade do Recife e a trama é baseada num livro do francês Jean-Christophe Rufin, ele que foi adido cultural do Consulado Geral da França em Recife de 1989 a 1990. “Estou extremamente feliz com a adaptação do meu romance. Parabéns, da minha parte ao Alex e a toda equipe. A performance de Marina Fois é excepcional. A estética do filme e sua escrita são fortes e comoventes. Mil bravos”, disse o escritor que parece mesmo feliz da vida com a adaptação.

LEIA MAIS
Os Esquecidos :: Série brasileira retoma filmagens em São Paulo
Festival de Locarno 2021 :: Curta brasileiro é premiado! Confira a lista de vencedores
Cavalo :: Vacinados pagam meia-entrada em quatro cidades brasileiras

Na trama uma jovem francesa tenta lidar com diversos questionamentos emocionais durante sua estadia no Brasil, mais precisamente na capital pernambucana, onde sua irmã mora. Numa tarde aparentemente banal passada na praia, ela conhece Gilberto, com quem estabelece uma relação improvável – já que é considerada de meia-idade, enquanto o rapaz tem lá seus vinte e poucos anos – que se torna uma espécie de fio condutor dessas buscas existenciais. No elenco do filme (que já tem lançamento comercial garantido no Brasil, com a data a definir) ainda figuram nomes locais como Bruno Garcia, Allan Souza Lima, além da francesa Anna Mouglalis.

20200909 veneza papo de cinema
Festival de Veneza
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *