A 12ª edição do Festival Internacional de Cinema de Arquivo – REcine 2013 acontece de 25 a 29 de novembro no Rio de Janeiro. O evento vai exibir mais de 70 filmes e promover debates e oficinas, sempre colocando em foco a cidade maravilhosa.

A exibição do longa Rio de Memórias (1987) marca a noite de abertura. O filme de José Inácio Parente mostra através de fotos a evolução da cidade do Rio de Janeiro entre 1840 a 1930. O ator e diretor Hugo Carvana, uma das figuras mais representativas do cinema carioca, será o grande homenageado do Festival, com a exibição dos filmes Vai trabalhar, Vagabundo (1973) e Casa da Mãe Joana 2 (2013).

Também são destaque da programação filmes em que o Rio de Janeiro surge como cenário de produções notórias do cinema mundial, como Interlúdio (1946), de Alfred Hitchcock; Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus; É Tudo Verdade (1993), de Orson Wellles; entre outros.

A seleção conta ainda com filmes inéditos comercialmente como Carioca Era um Rio (2012), de Simplício Neto; Em busca de Iara (2013), de Flávio Frederico; Duas histórias, de Angela Zoe; e A arte do Renascimento: Uma cinebiografia de Silvio Tendler (2013), de Noilton Nunes. Em sessão especial, o cineasta Silvio Tendler será homenageado. A Mostra Competitiva vai premiar as melhores produções que utilizam imagens de arquivo, no intuito de incentivar a preservação e o reaproveitamento de acervos audiovisuais.

O Festival promove ainda mesas de debates, compostas por especialistas em conservação de acervos audiovisuais, e oficinas gratuitas de vídeo e preservação. Além disso, a 10ª edição da Revista REcine traz um dossiê ricamente ilustrado sobre a relação da cidade do Rio de Janeiro com o cinema. São 16 artigos e uma entrevista exclusiva com o fotógrafo e cineasta José Inácio Parente.

O Recine acontece no Arquivo Nacional (Praça da República, 173, Centro) e no Museu de Arte Moderna (Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo). A entrada franca.

A programação completa do Festival pode ser conferida no site www.recine.com.br/2013/programacao.php.

Fonte: Formigas UOL

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *