Inicia hoje a 8ª edição do Fantaspoa, festival de cinema que acontece em Porto Alegre e é dedicado a filmes do gênero fantástico, focado, principalmente, em filmes de fantasia, ficção-científica, horror e thriller. Serão exibidos 150 filmes até 20 de maio. Esta edição homenageia os diretores David Schmoeller e Stuart Gordon, ambos presentes no festival, e apresenta uma retrospectiva de seus trabalhos.

O Fantaspoa, coordenado por João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho (membros da ACCIRS), é um festival de cinema realizado anualmente desde 2005. No Brasil, o Fantaspoa é considerado o maior festival de cinema de gênero da América Latina. Em sua existência, o Fantaspoa conseguiu aclamação de público e de crítica, o que se demonstra pelo fato de, em 2011, ter sido eleito pela ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) como o destaque gaúcho do ano. A entrega do prêmio deve ocorrer no final do evento, no dia 20 de maio.

Também integra o festival, na sede do Cinebancários (Rua General Câmara, 424), a exposição Demons Divas, assinada pela fotógrafa Cristiane Trein, também conhecida como Kasha Lee. Ela faz uma retrospectiva do registro da figura feminina ao longo da história dos filmes de horror.

O festival também estará ocorrendo em outros locais da Capital gaúcha: Santander Cultural (Av. 7 de Setembro, 1028, Praça da Alfândega) e duas salas da Casa de Cultura Mario Quintana, a Sala Eduardo Hirtz e a Sala Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736, térreo).

Neste ano, os organizadores estão fazendo uma aposta para ampliar o público, por meio de uma maior abrangência de estilos. Desta forma, o Fantaspoa não trará apenas filmes de terror, ficção científica ou fantasia, mas também dramas, suspenses e produções independentes. Estes estarão na mostra “Panorama”. “Cada espectador poderá fazer o seu ”Fantaspoa”, escolhendo o que quiser“, explica João Pedro Fleck, um dos organizadores.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *