Astro do clássico Sem Destino (1969), dono de duas indicações ao Oscar – concorreu pelo roteiro deste e como Melhor Ator por O Ouro de Ulisses (1998) – Peter Fonda faleceu na manhã desta sexta-feira, dia 16 de agosto, em Los Angeles. Ele tinha 79 anos e, segundo a revista People, sofria de câncer de pulmão e teve insuficiência pulmonar. Fonda teve uma carreira de quase seis décadas que acumulou mais de uma centena de créditos em sua filmografia, tanto em produções para o cinema e para a televisão. Sua estreia foi na série Cidade Nua (1962), e no ano seguinte já marcava presença na tela grande na comédia romântica Artimanhas do Amor (1963), em que contracenava ao lado do pai, Henry Fonda. Ao longo de sua jornada profissional conquistou dois Globos de Ouro, duas indicações ao Emmy e prêmios nos festivais de Cinequest, Phoenix e San Luis Obispo, entre outros. Desde 2003 era dono de uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Membro de um dos clãs mais tradicionais de Hollywood, Peter Fonda era também o irmão mais novo da atriz Jane Fonda. Ele deixou dois filhos, Bridget e Justin Fonda. Nascido na cidade de Nova Iorque, sua mãe era uma das mais influentes socialites dos Estados Unidos, Frances Seymour Brokaw. Em 1961 estreou na Broadway, na peça Blood, Sweat and Stanley Poole, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator Revelação pelo Círculo de Críticos de Nova Iorque. Nos anos seguintes se associou ao produtor Roger Corman em diversos projetos, até formar uma parceria com Dennis Hopper em Sem Destino, um dos marcos do novo cinema hollywoodiano. Em 1971 teve sua primeira experiência como diretor, no faroeste Pistoleiro Sem Destino, que chegou a ser exibido em uma versão restaurada no Festival de Veneza de 2001.

Casado três vezes, deixou Margaret ‘Parky’ DeVogelaere como viúva. Foi visto pela última vez nos cinemas no drama Limites (2018), em que contracena com Christopher Plummer. Deixou ainda dois projetos já finalizados – o drama The Magic Hours e o épico de guerra The Last Full Measure, em que aparece ao lado de Samuel L. Jackson, Sebastian Stan, Ed Harris e William Hurt – e um incompleto – a aventura Skate God, de Alexander Garcia.

Henry Fonda, ao centro, entre o filho, Peter Fonda, e a filha, Jane Fonda, 1963

É um dos momentos mais tristes das nossas vidas, nós não conseguimos encontrar as palavras para expressar a dor nos nossos corações. Enquanto lamentamos a perda deste doce e gracioso homem, também desejamos que todos celebrem seu espírito indomável e amor pela vida. Em homenagem a Peter, por favor façam um brinde à liberdade“, declarou em comunicado oficial a família Fonda. “Eu estou muito triste. Ele era o meu irmãozinho de coração doce. O falador da família. Eu passei um lindo tempo sozinha com ele nos últimos dias. Ele se foi rindo“, disse a irmã, Jane Fonda.

(Com informações do IMDb, G1 e UOL)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *